Notícias

Projeto no CEU Cidade Dutra promove passeio pela Biblioteca Rubem Braga

Com o nome de Bibliotour, a iniciativa tem o objetivo de apresentar o espaço para os alunos de EMEIs e EMEFs

Publicado em: 17/02/2017 19h01 | Atualizado em: 30/11/2020
Bibliotour ceu cidade dutra_740x430.jpg

A Biblioteca Rubem Braga, do Centro Educacional Unificado (CEU) Cidade Dutra, promove entre os dias 13 de fevereiro e 17 de março o Bibliotour. O projeto tem como objetivo apresentar a biblioteca para alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e fazer com que eles se apropriarem do espaço.

O projeto Bibliotour, que começou neste ano, promove orientação em relação ao uso da biblioteca e ao correto manuseio do acervo, além de informar as crianças sobre os serviços oferecidos pelo local. “Também incentivamos a formação de usuários mais autônomos, o interesse pela leitura e o amor pelos livros”, completou a Bibliotecária Cíntia Mendes.

Segundo Cíntia, a ideia de promover o projeto surgiu a partir da percepção de que os alunos não estavam muito familiarizados com o local e confundiam regras básicas como, por exemplo, a de empréstimo de livros. “A ideia é reforçar com os alunos mais antigos alguns conceitos e também apresentar o espaço para os alunos novos, que muitas vezes nunca entraram em uma biblioteca antes”, completa.

O tour pela biblioteca acontece em três etapas: primeiro são apresentados todos os espaços do local, como ele é dividido e qual a função de cada um deles; em seguida, há uma visita guiada à exposição “Rubem Braga: um cronista na guerra e na paz”; por fim, as Bibliotecárias realizam um bate-papo com as crianças sobre as regras e a forma como os livros estão organizados. Nesse momento também são realizadas gincanas que mudam de acordo com a faixa etária dos visitantes. “Pode ser uma gincana de perguntas sobre o que foi dito durante o tour ou uma de guardar e achar livros”, explica a Bibliotecária.

Nos três primeiros dias, o Bibliotour já contou com a participação de aproximadamente 130 alunos e a expectativa é que até o fim do projeto cerca de mil crianças passem pela biblioteca. “A recepção tem sido muito positiva, tanto dos alunos quanto dos professores. No caso das crianças mais novas, sentimos que elas ficam muito orgulhosas de conseguirem guardar os livros no local correto e de ‘se encontrarem’ neste espaço”, finaliza.

Confira a galeria de imagens do projeto.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298