Notícias
Projeto Memórias em Pauta publica revista e livro escritos por estudantes do CIEJA Perus
Matéria produzida pela equipe Imprensa Jovem + CIEJA Perus
Publicado em: 18/12/2018 12h49 | Atualizado em: 30/11/2020
Professores Adriana das Graças, Ceciana de Melo e Rossini Castro entregam o certificado e a revista Memórias em Pauta à aluna repórter Eliane Maria da Silva.
Matéria produzida pela equipe Imprensa Jovem + CIEJA Perus.
No dia 6 de dezembro, no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Perus I, foi feito o lançamento da primeira edição da Revista Memórias em Pauta, com entrega de Certificados aos estudantes que participaram da Oficina de Radiojornalismo. A Oficina, iniciada em 2016, este ano ganhou novas contribuições de estudantes e professores com o projeto da revista Memórias em Pauta, visando um trabalho colaborativo e significativo.
O projeto da revista, composta por 19 textos escritos pelos estudantes da Oficina, parte do resgate das histórias de vida, identidade e memória para, a partir daí, a realização de propostas de reportagens no território de Perus. A primeira parte do projeto envolveu a escuta atenta dos estudantes, pesquisa de fotos e histórias de vida, registradas em revista e livro, do tempo de infância de nossos estudantes, das dificuldades na terra natal, da migração, da luta por moradia, saúde e educação, entre outras histórias.
Esta Oficina de Radiojornalismo já passou por diferentes etapas desde sua criação em 2016. Inicialmente criou-se a Rádio Whatsapp, alimentando o site Imprensa Jovem Mais. Em 2017, os estudantes realizaram reportagens internas, principalmente com o objetivo de fazer os programas de rádio com informações sobre os eventos do CIEJA Perus I. Em 2018, a Oficina ganhou novas contribuições e formatos, inclusive com a introdução do telejornalismo, que estimulou o projeto da revista Memórias em Pauta.
Clique aqui e conheça a revista Memórias em Pauta.
Aluna repórter Michele Ferreira Rangel recebe certificado e a revista Memórias em Pauta.
“Os estudantes se envolveram profundamente com a escrita de suas histórias, superando as expectativas iniciais de textos curtos, e passaram a escrever relatos mais longos e completos”, explica o Professor Rossini Castro e, como exemplo, cita os registros da aluna repórter Gicélia Pires da Silva, que resultaram no lançamento de um livro intitulado “Viver e Resistir”.
Lançamento do Livro “Viver e Resistir” da aluna repórter Gicélia Pires da Silva no CIEJA PERUS I.
Para a aluna repórter Gicélia Pires da Silva, escrever a sua história foi como viajar no tempo e poder compartilhá-la com outras pessoas a deixou muito feliz. “Fiquei muito emocionada em deixar uma mensagem carinhosa em cada livro. Espero inspirar outros alunos a escrever sua própria história”, conta Gicélia. Ela exorta os alunos que têm uma história parecida com a sua a não desistir, perseverar no sonho de aprender a ler e escrever e conclui que “a escola é transformadora, tem a capacidade de nos encorajar, de nos dar autoestima e nos faz acreditar que o vencedor é aquele que persevera na luta. Quando entrei no CIEJA Perus I mal conseguia me expressar e hoje saio formada e com um livro publicado”.
Aluna repórter Gicélia Pires da Silva autografado seu livro
“Não é tarefa fácil revisitar o próprio passado e se dispor a recontá-lo, compartilhando experiências. O processo de criação se mostrou rico, uma vez que os estudantes se sentiram valorizados e estimulados a pesquisar, redigir, digitar e editar seus próprios textos. Por termos como ponto de partida as histórias vividas pelos próprios estudantes, os desafios propostos foram significativos, com as diversas vozes em ação”, afirma a professora Ceciana de Melo. “Cada história de vida tem sua originalidade, com experiências únicas, mas também se descobrem pontos em comum, histórias que se intercruzam”, conclui.
Clique aqui e acesse o livro Viver e Resistir.
Professores responsáveis:
Adriana das Graças, Ceciana de Melo e Rossini Castro.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Secretaria Municipal de Educação
SME promove reuniões com sindicatos sobre assuntos prioritários
Secretaria Municipal de Educação
Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Relacionadas

Estudantes da Rede Municipal participam de evento da ONU na capital paulista
Publicado em: 04/07/2025 5h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP inaugura novo CEU com capacidade para atender quase 7 mil pessoas na Zona Leste
Publicado em: 04/07/2025 12h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Diretoria Regional de Educação promove experiências culturais para os educandos do MOVA
Publicado em: 03/07/2025 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025
Publicado em: 03/07/2025 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

CEU Inácio Monteiro promove festival de Rock aberto para toda a comunidade
Publicado em: 03/07/2025 10h29 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases