Notícias
Projeto Leituras e Culturas e Parque Sonoro no CEI Quinta do Sol
Proposta foi apresentada também no Congresso Municipal de Educação para relações Étnico-Raciais
Publicado em: 10/11/2016 16h54 | Atualizado em: 30/11/2020No mês de junho deste ano foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o II Congresso Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais, o evento discutiu a necessidade de promover ações de combate ao preconceito, discriminação e racismo e de promoção da igualdade étnico-racial, e todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) enviaram projetos que trabalharam a temática proposta.
Na DRE Penha foi apresentado o “Projetos Leituras e Culturas e Parque Sonoro”, este em andamento desde o mês de agosto de 2015 no Centro de Educação Infantil (CEI) Quinta do Sol, tem por objetivo principal disseminar a diversidade de títulos literários, narrativas, contos tradicionais e cânticos populares, com uso de recursos materiais variados, incluindo diferentes instrumentos musicais e músicas, a fim de estimular a percepção das crianças quanto à grandiosidade cultural do país.
A professora responsável pelo projeto, Patrícia Alessandra Pereira de Assis, explicou que a proposta começou a ser elaborada a partir das discussões do Projeto Especial de Ação (PEA). Ela notou que as leituras em sala eram feitas de modo muito aleatório e decidiu utilizar o acervo que tinha na biblioteca do CEI para avaliar com um enfoque diferente as culturas Afro e Indígena.
Com isso passou a realizar leituras diárias, e que era possível direcionar aos alunos de qualquer sala e faixa etária. Além disso, com o projeto “Parques Sonoros” do “Programa São Paulo Carinhosa”, pôde produzir e confeccionar instrumentos musicais juntamente com as crianças, e dessa forma as leituras e contação de histórias passaram a ter música.
“Há a expectativa de oferecer às crianças o contato permanente com um amplo repertório de histórias, fruto de construções culturais de nosso território, oriundas, sobretudo, das tradições europeias, africanas e indígenas”, afirmou a professora.
De acordo com ela esse trabalho vem obtendo considerável participação das crianças desde o início de sua implementação, as quais se mostram curiosas e alegres em vivenciar as propostas “Quanto mais ‘brincada’ for a experiência, maior será o envolvimento. E o verso que cantamos iniciando as Rodas, sempre acompanhado de algum instrumento, faz o clima para as histórias chegarem: ‘Tin, tin, tin/ É a hora da história!…’”, explica.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática
Secretaria Municipal de Educação
Cursos gratuitos para Qualificação Profissional no CEU Jaçanã estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
Projeto do CEU Sapopemba estimula os estudantes a representarem livros em potes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Professor da Rede Municipal de São Paulo ganha Prêmio Professor Porvir com melhor projeto de Educação Antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Março Mulher: SME organiza leituraço com obras de escritoras que reforçam o protagonismo feminino
Secretaria Municipal de Educação
Filme Vitória, com Fernanda Montenegro, tem pré-estreia gratuita no CEU Vila Alpina
Relacionadas

“Minas Programam” no CEU Parelheiros
Publicado em: 04/11/2015 3h09 - em CEU e COCEU

Vunesp divulga locais de realização das provas dos concursos
Publicado em: 04/11/2015 12h56 - em Educadores

2º Casamento Comunitário no CEU São Mateus
Publicado em: 03/11/2015 2h36 - em CEU e COCEU

SME publica resultado de recursos interpostos para concursos de Acesso
Publicado em: 03/11/2015 2h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Mostra de Parques Sonoros no CEU EMEI Rosa da China
Publicado em: 03/11/2015 9h13 - em CEU e COCEU