Notícias

Projeto Leituras e Culturas e Parque Sonoro no CEI Quinta do Sol

Proposta foi apresentada também no Congresso Municipal de Educação para relações Étnico-Raciais

Publicado em: 10/11/2016 16h54 | Atualizado em: 30/11/2020

Leitura.jpg

No mês de junho deste ano foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o II Congresso Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais, o evento discutiu a necessidade de promover ações de combate ao preconceito, discriminação e racismo e de promoção da igualdade étnico-racial, e todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) enviaram projetos que trabalharam a temática proposta.

Na DRE Penha foi apresentado o “Projetos Leituras e Culturas e Parque Sonoro”, este em andamento desde o mês de agosto de 2015 no Centro de Educação Infantil (CEI) Quinta do Sol, tem por objetivo principal disseminar a diversidade de títulos literários, narrativas, contos tradicionais e cânticos populares, com uso de recursos materiais variados, incluindo diferentes instrumentos musicais e músicas, a fim de estimular a percepção das crianças quanto à grandiosidade cultural do país.

A professora responsável pelo projeto, Patrícia Alessandra Pereira de Assis, explicou que a proposta começou a ser elaborada a partir das discussões do Projeto Especial de Ação (PEA). Ela notou que as leituras em sala eram feitas de modo muito aleatório e decidiu utilizar o acervo que tinha na biblioteca do CEI para avaliar com um enfoque diferente as culturas Afro e Indígena.

Com isso passou a realizar leituras diárias, e que era possível direcionar aos alunos de qualquer sala e faixa etária. Além disso, com o projeto “Parques Sonoros” do “Programa São Paulo Carinhosa”, pôde produzir e confeccionar instrumentos musicais juntamente com as crianças, e dessa forma as leituras e contação de histórias passaram a ter música.

“Há a expectativa de oferecer às crianças o contato permanente com um amplo repertório de histórias, fruto de construções culturais de nosso território, oriundas, sobretudo, das tradições europeias, africanas e indígenas”, afirmou a professora.

De acordo com ela esse trabalho vem obtendo considerável participação das crianças desde o início de sua implementação, as quais se mostram curiosas e alegres em vivenciar as propostas “Quanto mais ‘brincada’ for a experiência, maior será o envolvimento. E o verso que cantamos iniciando as Rodas, sempre acompanhado de algum instrumento, faz o clima para as histórias chegarem: ‘Tin, tin, tin/ É a hora da história!…’”, explica.

Confira uma Galeira de Imagens da atividade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Relação de convocados para indicar lotação definitiva

Escolha de lotação em caráter definitivo para os ingressantes em 2015

Publicado em: 24/11/2015 10h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Merendeiras e Merendeiros da RME participam da formação Arte e Sabor

Merendeiras e Merendeiros da RME participam da formação Arte e Sabor

Publicado em: 24/11/2015 8h55 - em Alimentação Escolar

Mais 121 aprovados em concurso são convocados

Mais 121 aprovados em concurso são convocados

Publicado em: 23/11/2015 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Cerca de 450 pessoas participaram do Diálogos com a Rede na DRE Santo Amaro

Cerca de 450 pessoas participaram do Diálogos com a Rede na DRE Santo Amaro

Publicado em: 19/11/2015 5h50 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Seminário fomenta práticas inclusivas na Rede Municipal de Ensino

Seminário fomenta práticas inclusivas na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 19/11/2015 5h30 - em CEU e COCEU

1 1.430 1.431 1.432 1.433 1.434 1.479