Notícias
Projeto Leituras e Culturas e Parque Sonoro no CEI Quinta do Sol
Proposta foi apresentada também no Congresso Municipal de Educação para relações Étnico-Raciais
Publicado em: 10/11/2016 16h54 | Atualizado em: 30/11/2020No mês de junho deste ano foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o II Congresso Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais, o evento discutiu a necessidade de promover ações de combate ao preconceito, discriminação e racismo e de promoção da igualdade étnico-racial, e todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) enviaram projetos que trabalharam a temática proposta.
Na DRE Penha foi apresentado o “Projetos Leituras e Culturas e Parque Sonoro”, este em andamento desde o mês de agosto de 2015 no Centro de Educação Infantil (CEI) Quinta do Sol, tem por objetivo principal disseminar a diversidade de títulos literários, narrativas, contos tradicionais e cânticos populares, com uso de recursos materiais variados, incluindo diferentes instrumentos musicais e músicas, a fim de estimular a percepção das crianças quanto à grandiosidade cultural do país.
A professora responsável pelo projeto, Patrícia Alessandra Pereira de Assis, explicou que a proposta começou a ser elaborada a partir das discussões do Projeto Especial de Ação (PEA). Ela notou que as leituras em sala eram feitas de modo muito aleatório e decidiu utilizar o acervo que tinha na biblioteca do CEI para avaliar com um enfoque diferente as culturas Afro e Indígena.
Com isso passou a realizar leituras diárias, e que era possível direcionar aos alunos de qualquer sala e faixa etária. Além disso, com o projeto “Parques Sonoros” do “Programa São Paulo Carinhosa”, pôde produzir e confeccionar instrumentos musicais juntamente com as crianças, e dessa forma as leituras e contação de histórias passaram a ter música.
“Há a expectativa de oferecer às crianças o contato permanente com um amplo repertório de histórias, fruto de construções culturais de nosso território, oriundas, sobretudo, das tradições europeias, africanas e indígenas”, afirmou a professora.
De acordo com ela esse trabalho vem obtendo considerável participação das crianças desde o início de sua implementação, as quais se mostram curiosas e alegres em vivenciar as propostas “Quanto mais ‘brincada’ for a experiência, maior será o envolvimento. E o verso que cantamos iniciando as Rodas, sempre acompanhado de algum instrumento, faz o clima para as histórias chegarem: ‘Tin, tin, tin/ É a hora da história!…’”, explica.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Programa de atendimento oftalmológico da Prefeitura de São Paulo segue avançando nas escolas municipais
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEF Bernardo O’Higgins realiza atividades sobre o livro “O mundo no black power de Tayó”
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira publica 1ª edição do Jornal da Amélia
Secretaria Municipal de Educação
Semana Municipal do Brincar: CEUs recebem programação especial com espetáculos e contação de histórias
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação São Paulo, em cooperação com a Unesco, lança campanha para incentivar a presença dos estudantes nas escolas todos os dias
Secretaria Municipal de Educação
EMEI Rosa e Carolina Agazzi visita Faculdade de Saúde Pública da USP para vivência de Educação Alimentar
Relacionadas
Avaliação, Registro e Documentação Pedagógica
Publicado em: 18/03/2016 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Diálogos Interdisciplinares na DRE Capela do Socorro
Publicado em: 18/03/2016 3h20 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
DRE Capela promove curso de formação para Gestores
Publicado em: 18/03/2016 3h12 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
DRE Capela do Socorro convoca educadores em caráter emergencial
Publicado em: 18/03/2016 3h03 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Mostra Cultural na EMEI João Cândido
Publicado em: 18/03/2016 2h30 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro