Notícias

Projeto Leituras e Culturas e Parque Sonoro no CEI Quinta do Sol

Proposta foi apresentada também no Congresso Municipal de Educação para relações Étnico-Raciais

Publicado em: 10/11/2016 16h54 | Atualizado em: 30/11/2020

Leitura.jpg

No mês de junho deste ano foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o II Congresso Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais, o evento discutiu a necessidade de promover ações de combate ao preconceito, discriminação e racismo e de promoção da igualdade étnico-racial, e todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) enviaram projetos que trabalharam a temática proposta.

Na DRE Penha foi apresentado o “Projetos Leituras e Culturas e Parque Sonoro”, este em andamento desde o mês de agosto de 2015 no Centro de Educação Infantil (CEI) Quinta do Sol, tem por objetivo principal disseminar a diversidade de títulos literários, narrativas, contos tradicionais e cânticos populares, com uso de recursos materiais variados, incluindo diferentes instrumentos musicais e músicas, a fim de estimular a percepção das crianças quanto à grandiosidade cultural do país.

A professora responsável pelo projeto, Patrícia Alessandra Pereira de Assis, explicou que a proposta começou a ser elaborada a partir das discussões do Projeto Especial de Ação (PEA). Ela notou que as leituras em sala eram feitas de modo muito aleatório e decidiu utilizar o acervo que tinha na biblioteca do CEI para avaliar com um enfoque diferente as culturas Afro e Indígena.

Com isso passou a realizar leituras diárias, e que era possível direcionar aos alunos de qualquer sala e faixa etária. Além disso, com o projeto “Parques Sonoros” do “Programa São Paulo Carinhosa”, pôde produzir e confeccionar instrumentos musicais juntamente com as crianças, e dessa forma as leituras e contação de histórias passaram a ter música.

“Há a expectativa de oferecer às crianças o contato permanente com um amplo repertório de histórias, fruto de construções culturais de nosso território, oriundas, sobretudo, das tradições europeias, africanas e indígenas”, afirmou a professora.

De acordo com ela esse trabalho vem obtendo considerável participação das crianças desde o início de sua implementação, as quais se mostram curiosas e alegres em vivenciar as propostas “Quanto mais ‘brincada’ for a experiência, maior será o envolvimento. E o verso que cantamos iniciando as Rodas, sempre acompanhado de algum instrumento, faz o clima para as histórias chegarem: ‘Tin, tin, tin/ É a hora da história!…’”, explica.

Confira uma Galeira de Imagens da atividade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

II Feira Literária

II Feira Literária, Marginal Periférica

Publicado em: 11/05/2016 11h42 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Projeto Educom agita alunos da EMEF Jackson de Figueiredo

Projeto Educom agita alunos da EMEF Jackson de Figueiredo

Publicado em: 10/05/2016 5h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

DRE Itaquera realiza Semana da Educação

DRE Itaquera realiza Semana da Educação

Publicado em: 10/05/2016 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Indígenas recebem alunos da EMEF João Domingues Sampaio

Indígenas recebem alunos da EMEF João Domingues Sampaio

Publicado em: 10/05/2016 2h30 - em Ensino Fundamental e Médio

Imprensa Jovem da EMEF Mario Fittipaldi entrevista Daniel Munduruku

Imprensa Jovem da EMEF Mario Fittipaldi entrevista Daniel Munduruku

Publicado em: 10/05/2016 1h10 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 1.269 1.270 1.271 1.272 1.273 1.488