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Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024

Ação celebra a valorização das culturas africanas, afro-brasileiras, indígenas e migrantes nas escolas municipais de São Paulo

Publicado em: 04/12/2024 15h53 | Atualizado em: 04/12/2024
Fotografia de uma professora sentada em uma cadeirinha segurando um livro e a sua frente crianças sentadas em tapetinhos. Eles estão em uma área externa gramada com uma quadra ao fundo.

Este ano, o projeto “Leituraço!”, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, completa 10 anos. A iniciativa busca promover a valorização das culturas africanas, afro-brasileiras, indígena e migrantes, ao incentivar a seleção e organização de títulos para leituras coletivas nas unidades educacionais, que contemplem essas culturas e histórias, introduzindo uma perspectiva estética e política no ambiente escolar.

Desde sua criação, em 2014, o projeto tem proporcionado aos bebês, crianças, jovens, adultos e idosos e aos educadores a oportunidade de acessar livros e conteúdos que ampliam o repertório cultural, histórico e social, ajudando a construir uma visão positiva e diversa sobre essas populações, reforçando o respeito e a identidade de cada indivíduo. 

O projeto funciona com a seleção de títulos que destacam a riqueza e diversidade das culturas africanas, afro-brasileiras, indígena e migrantes. Esses títulos são disponibilizados em listas ou cartazes, permitindo que os estudantes escolham as obras que serão lidas. Durante o mês em que o projeto é realizado, as leituras acontecem simultaneamente em diferentes espaços da unidade educacional, em pelo menos um dia da semana. 

As atividades podem incluir a participação da comunidade escolar, que é convidada a colaborar nas mediações literárias com os estudantes. Além disso, os registros das leituras também podem ser compartilhados, fortalecendo o engajamento das unidades escolares no projeto.

Embora o Leituraço! seja um marco das ações do Novembro Negro, ele faz parte de um compromisso maior da Rede Municipal de Ensino com a educação antirracista e antixenofóbica. Essa ação deve estar presente no planejamento ao longo de todo o ano letivo.

O projeto também busca oferecer uma experiência de mediação literária que permita aos estudantes se apropriarem do acervo das Salas de Leitura e das reflexões propostas, ampliando sua consciência histórica e social.

Com iniciativas como essa, a Rede Municipal destaca-se na promoção de uma educação que acolhe, valoriza e respeita a diversidade cultural e étnica, construindo um espaço educacional que reflete e celebra a pluralidade da cidade, do Brasil e do mundo.

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