Notícias
Projeto “Futuro Doador” na EMEF Wanny Salgado Rocha
Atividades e campanhas ensinam e estimulam alunos e comunidade a se tornarem doadores de sangue e medula óssea
Publicado em: 16/11/2017 14h25 | Atualizado em: 30/11/2020A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Wanny Salgado Rocha, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, trabalhou entre os meses de junho e setembro com o projeto “Futuro Doador”, realizado em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Associação de Medula Óssea (AMEO) e o Hospital Santa Casa.
Além de estimular o diálogo dentro da escola acerca do tema, o projeto também visa a expansão da temática para a comunidade, bem como o estímulo da doação de sangue e medula óssea.
Em sala de aula, o projeto foi trabalhado nas disciplinas de artes, informática, leitura e línguas portuguesa e inglesa. As atividades realizadas com os alunos englobaram palestras com explicações teóricas sobre o tema, confecção de painel ilustrativo e cartazes e jogos online do programa “Doador do Futuro”.
Parceria – A parceria com a OSCIP AMEO começou com apresentações lúdicas e exibição de vídeos a fim de introduzir o tema para os alunos. Posteriormente, houve orientação na elaboração de campanha para a doação de sangue.
A campanha começou com uma banca em frente à escola, onde os alunos e professores deram explicações aos que transitavam por lá e entregaram folhetos informativos. Em seguida, ela se transformou em itinerante e, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foi realizada panfletagem no farol. Além disso, houve uma apresentação musical de alunos dos terceiros e quartos anos.
No dia 30 de setembro, alguns alunos, familiares e professores fizeram uma visita ao Hemocentro do Hospital Santa Casa. Enquanto os familiares e alguns professores faziam as doações de sangue, os alunos, acompanhados pelos monitores da AMEO, puderam conhecer e acompanhar todas as etapas desse processo. Além disso, visitaram o centro da OSCIP que acolhe pacientes que irão receber as doações, tanto de sangue quanto de medula óssea.
A professora Patrícia Lopes afirmou que o projeto atendeu as expectativas de todos os professores envolvidos e espera ter conseguido ampliar os horizontes desses alunos. “A conscientização quanto à questão da doação de sangue não acontece de uma hora para a outra, a doação coroou o nosso projeto. Porém, é importante ressaltar que o trabalho prévio, desenvolvido em sala de aula e também com a parceria, fez com que estes alunos prestassem atenção ao tema, que para eles talvez fosse desconhecido”, afirma Patrícia.
Sobre a AMEO – A Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (AMEO) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem por objetivo cadastrar e fidelizar doadores de medula óssea no Hemocentro da Santa Casa de São Paulo através do projeto “Educar para doar”, que consiste em campanhas externas, por meios de palestras informativas, vídeos e diversos materiais didáticos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Virada Cultural também movimenta os CEUs da cidade com atrações gratuitas para todas as idades
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem programação da Semana Municipal do Brincar
Secretaria Municipal de Educação
Vem aí o primeiro simulado da Rede Municipal preparatório para o vestibulinho da ETEC
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Guarapiranga recebe evento de cultura Geek no domingo
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação anuncia a Campanha CEI Amigo do Peito 2025 para incentivar o aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria convoca 25 diretores para participar de requalificação intensiva
Relacionadas

Virada Cultural também movimenta os CEUs da cidade com atrações gratuitas para todas as idades
Publicado em: 23/05/2025 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs da capital paulista recebem programação da Semana Municipal do Brincar
Publicado em: 23/05/2025 4h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Vem aí o primeiro simulado da Rede Municipal preparatório para o vestibulinho da ETEC
Publicado em: 23/05/2025 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Guarapiranga recebe evento de cultura Geek no domingo
Publicado em: 23/05/2025 11h36 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Secretaria Municipal de Educação anuncia a Campanha CEI Amigo do Peito 2025 para incentivar o aleitamento materno
Publicado em: 23/05/2025 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação