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Projeto de arte e parceria com a PUC-SP fortalecem saúde emocional em EMEF
Ação do Mais Educação com apoio de projeto de extensão promovem brincadeiras e diálogos para debater temas como violência e racismo
Publicado em: 16/11/2023 14h34 | Atualizado em: 16/11/2023O retorno dos estudantes à escola depois da pandemia, fez com que a equipe gestora e os professores da EMEF Professor Remo Rinaldi Naddeo, da DRE Pirituba/Jaraguá, refletissem em como a unidade poderia atuar para ajudar a enfrentar as dificuldades relacionadas à saúde emocional apresentadas pelos estudantes.
O caminho encontrado foi por meio da formação docente e das artes com o Projeto “Arte Bem Viver”, realizado no Mais Educação. Usar as expressões artísticas foi uma maneira de proporcionar o diálogo e uma forma para manifestar os sentimentos por parte dos estudantes.
O projeto ganhou ainda mais força ao se unir com o Projeto de Extensão “Brincadas”, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que possui entre seus objetivos propor formas de superar vulnerabilidades decorrentes e/ou agravadas por emergências climáticas e ambientais.
Um dia para refletir
A coordenadora pedagógica, Sandra Santella de Sousa, diz que os “estudantes na EMEF também são pesquisadores e formadores”, pois levam para escola as brincadeiras que vivenciam na PUC. E são eles mesmos que irão dirigir as atividades com os outros colegas nas ações que estão previstas para acontecer na próxima terça-feira (21).
Haverá brincadeiras e jogos africanos para o Ensino Fundamental I, sala de debates com notícias e questões relacionadas ao racismo para o Ensino Fundamental II.
Além de peça de teatro que abordará questões de violência e trará a presença da personagem Marielle Franco, sala de cine debate, que teve como inspiração a mostra Entretodos, entre outros.
Elo entre escola e universidade
A coordenadora, Sandra, chegou na EMEF Professor Remo Rinaldi Naddeo em 2021 e levou para formação dos professores a proposta de trabalho de pesquisa que estava desenvolvendo na PUC-SP com o Brincadas.
Já em 2021, a unidade escolar participou de uma atividade on-line oferecida pelo projeto. Em 2022, a EMEF aderiu a participação como expansão da proposta formativa para a comunidade educativa e sediou um dia de atividade da PUC-SP na escola.
Em 2023, a continuidade ao projeto se deu por meio de adesão de professores e estudantes para participação presencial nas atividades realizadas na PUC. O professor Marcos Spitzer está à frente da iniciativa, mas participam cerca de 10 docentes da escola e 25 estudantes da turma do Mais Educação, que são estudantes entre 6º e 9º Ano.
O projeto Brincadas
Foi criado com o intuito de suprir necessidades advindas da pandemia por estudantes, professores e pesquisadores do grupo de pesquisa LACE, ligado ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, da PUC-SP.
Superar desafios
Com a participação dos professores e estudantes da EMEF Remo Rinaldi nos encontros presenciais na PUC, começaram a ocorrer trocas e interações com professores e estudantes de outras escolas públicas do estado, particulares e até de outras cidades.
Para a coordenadora Sandra, participar das atividades presencialmente fortaleceu as ações que já vinham acontecendo na escola, pois lá havia troca com outros estudantes e professores.
Assim, começaram a perceber que estavam vencendo as questões ligadas à saúde emocional na escola. Então o projeto social ganhou outras características e incorporou novos conceitos debatidos na PUC, como racismo ambiental, violência, entre outros.
Voltar o olhar para o entorno
Ao lado da escola, há a Praça da Cultura. Um espaço que não é frequentado pelos estudantes e nem pela comunidade devido a questões de vulnerabilidades sociais que existem ali e geram insegurança em todos. Esses pontos começaram a ser questionados e a reflexão se deu em torno de questões como: “O que eu quero para a escola?”, “O que quero para o território?”, comenta Sandra.
Como na PUC o objetivo é fazer investigação da realidade com o propósito de ação e intervenção, isso instigou os estudantes a realizarem ações na praça para se apropriarem do espaço de volta. A mais potente delas foi o sarau com poesias, músicas, exposição de camisetas com palavras estampadas na hora utilizando a técnica de stencil.
Conexões e trabalhos que continuarão
A coordenadora pedagógica, Sandra, e a estudante Suely Pereira da Silva, do 9º Ano A, foram convidadas a participar do congresso na Índia, chamado “International Learning Exchange Event: Radical Forest Futures”, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de novembro, na cidade de New Delhi. Elas participaram do evento com intuito de levar o relato de prática da EMEF, das atividades na interação e intervenção na realidade.
“Foi importante dialogar e integrar o repertório da mesa que levou experiências de pessoas de vários lugares do mundo. Além disso, conhecer os projetos de várias regiões da Índia que foram apresentados e pensarmos que, apesar de muitas diferenças culturais, em muitos momentos a luta pelas causas da preservação ambiental nos aproxima e sob essa questão encontramos muitos pontos em comum para dialogar e construir estratégias para lutar juntos”, diz Sandra.
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