Notícias

Projeto da EMEF José de Alcântara promove a valorização da comunidade Pankararu.

Aulas de artes incentivam alunos a redescobrirem a cultura indígena

Publicado em: 14/04/2016 13h30 | Atualizado em: 30/11/2020
pankararu_740_x_430.jpg

Nos anos 50, uma parte dos indígenas da nação Pankararu resolveu fugir do coronelismo e da seca do sertão pernambucano e fixar-se na cidade de São Paulo. Nos dias de hoje, cerca de 500 deles habitam a comunidade do Real Parque, no Morumbi, zona oeste da capital.
A Escola Municipal José de Alcântara Machado, que fica a alguns quilômetros dali, tem em grande parte de seus alunos descendentes deste povo. Ali é desenvolvido, desde 2015, o projeto “Eu Venho do Mundo: Raízes Pankararu”.
Leno Vidal é professor de artes na EMEF e responsável pelo projeto. Ele conta que tudo começou há alguns anos, quando assistiu a um documentário sobre a luta da Associação SOS Pankararu pelo reconhecimento de seus direitos como povo indígena estabelecido na capital.
Ele resolveu então desenvolver um programa de aulas onde os alunos indígenas pudessem reafirmar sua identidade étnica, ao mesmo tempo em que o restante dos estudantes pudesse conhecer a história dos colegas. Nas aulas de arte, os alunos estudam a cultura dos Pankararu, os seus costumes e a sua história. Depois plantam – dentro da sala mesmo, em pequenos vasos de barro – a mandioca, o inhame, o gengibre e a batata doce, construindo a partir destas raízes os tradicionais bonecos “Praiá”, que são uma representação dos deuses encantados da tribo.
pankararu_740_x_430_01.jpg
Em dezembro de 2015, o projeto do professor Leno foi citado pelo PORVIR, iniciativa que mapeia e divulga inovações na área de educação pelo mundo. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no blog do professor.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra grupo de profissionais em reunião sobre Planejamento Estratégico..

SME dá largada na maratona de diagnóstico sobre Planejamento Estratégico na Rede Municipal

Publicado em: 04/08/2025 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Emef Professor Valentim Carra

Dia da Família na EMEF Professor Valentim Carra celebra a diversidade cultural com alegria

Publicado em: 04/08/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Emef José Lins Do Rego

EMEF José Lins do Rego celebra o Dia da Família com cultura, afeto e cuidado

Publicado em: 04/08/2025 4h08 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Emef Dezoito Do Forte

EMEF Dezoito do Forte promove Dia da Família com oficinas e feira cultural voltadas ao meio ambiente

Publicado em: 04/08/2025 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Tamanho Site (1)

CEUs de São Paulo recebem circuito cultural sobre paternidade atípica com Manoel Soares

Publicado em: 04/08/2025 11h58 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.550