Notícias
Projeto da EMEF Carlos Francisco Gaspar ensina inglês por meio de músicas
Iniciativa tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse em uma nova língua.
Publicado em: 28/03/2017 16h49 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Francisco Gaspar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve desde o segundo semestre de 2016 o projeto Inglês com Música. A atividade tem o objetivo de utilizar canções estrangeiras para despertar nos alunos o interesse em conhecer uma nova língua.
De acordo com a Professora de Inglês e responsável por coordenar o projeto, Dora Célia Loiola, a ideia de realizar o projeto surgiu no segundo semestre de 2016. A intensão era utilizar músicas para chamar mais a atenção dos estudantes para as aulas. “A escolha dessa arte aconteceu pelo fato dela ser uma ferramenta de descontração e, ao mesmo tempo, rica em conteúdo”, completa.
A iniciativa atualmente conta com 20 alunos. Para Dora, a iniciativa é uma forma de trabalhar o protagonismo e despertar os alunos para o conhecimento de uma língua estrangeira inserida no contexto social de forma relevante.
Apesar de ainda ser um projeto recente, Dora diz que é possível identificar alguns resultados positivos como, por exemplo, o fato dos estudantes do projeto compartilharem com os demais da escola o conteúdo aprendido nos encontros. Além disso, a Professora também diz que outras atividades começaram a ser desenvolvidas a partir da iniciativa. “No fim do ano passado, tivemos uma apresentação no formato de coral para a comunidade, que adorou”, destaca.
Como funciona o projeto – O Inglês com Música acontece em três dias na semana. Em cada um deles, os alunos falam sobre suas preferências musicais e, a partir disso, são selecionadas algumas músicas para estudo. Com elas escolhidas, são apresentados vídeos destas canções duas vezes, sendo uma sem legenda e outra com.
A letra da música é apresentada aos alunos de forma impressa e, em pares, os estudantes localizam e fazem a tradução das palavras que já conhecem. Posteriormente, são trabalhadas pela Professora as palavras chaves (key words) e cognatas (transparents). O aluno que escolheu a música tem uma atividade extra: fazer um breve relato da biografia do compositor, cantor ou banda.
Durante a aula, a música trabalhada e outras são tocadas. Feito todo esse exercício, os jovens são questionados sobre qual é o tema da letra da música. “A intenção é que, conforme o projeto for avançando e os alunos estiverem mais familiarizados, também sejam realizadas atividades que ajudem no desenvolvimento da pronúncia como, por exemplo, um karaokê”, completa Dora.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico
Secretaria Municipal de Educação
Ensino de Música é ampliado com liberação de recursos financeiros para contratação de instrutores de música
Secretaria Municipal de Educação
XVII Olimpíadas Estudantis e XIV InterCEUs mobilizam estudantes e professores de todas as regiões da capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
SME dá largada na maratona de diagnóstico sobre Planejamento Estratégico na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Dia da Família na EMEF Professor Valentim Carra celebra a diversidade cultural com alegria
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEF José Lins do Rego celebra o Dia da Família com cultura, afeto e cuidado
Relacionadas

CEU Meninos oferece aulas de mandarim
Publicado em: 14/03/2016 4h06 - em CEU e COCEU

Introdução à Educação Emocional – Programa Amigos do Zippy
Publicado em: 14/03/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Criança Segura Online para Multiplicadores
Publicado em: 14/03/2016 4h01 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Dia Internacional da Mulher no CEU Inácio Monteiro
Publicado em: 14/03/2016 3h43 - em CEU e COCEU

Prefeito e Secretários visitam o Projeto Manhãs Olímpicas
Publicado em: 14/03/2016 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação