Notícias
Projeto “Criança Monitora” fortalece empatia e cuidado na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro
Projeto Criança Monitora incentiva empatia, cooperação e corresponsabilidade entre alunos
Publicado em: 09/10/2025 17h51 | Atualizado em: 09/10/2025Na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro, localizada no Jardim Helena e vinculada à Diretoria Regional de Educação São Miguel (DRE-SM), o projeto Criança Monitora, coordenado pela professora Fabiana Guedes dos Santos, mobilizou as crianças da turma 7M para promover atitudes de empatia, cooperação e corresponsabilidade, tornando o ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
A iniciativa surgiu como resposta a pequenos acidentes e situações de risco observados no cotidiano da escola, incentivando as crianças a refletirem sobre como cuidar de si mesmas e dos colegas. De forma lúdica, elas assumem o papel de monitoras, utilizando coletes e crachás, e exploram os diferentes espaços da unidade para identificar pontos de atenção. Em rodas de conversa, compartilham observações e discutem com a turma e a professora estratégias de cuidado coletivo.
Além das observações, as crianças participaram da criação de materiais informativos — como placas de alerta, cartazes e painéis — que reforçam a importância da segurança e do respeito aos espaços comuns. Um painel permanente na sala de referência exibe fotos, frases e ilustrações produzidas pelos monitores, enquanto as rodas de elogios incentivam o reconhecimento público das boas atitudes dos colegas.
O mapeamento realizado pelas monitoras destacou áreas da escola que exigiam maior atenção, estimulando o debate sobre preservação e segurança. O entusiasmo das primeiras participantes mostrou que assumir responsabilidades pode ser uma forma divertida de aprender, fortalecendo o sentimento de pertencimento ao grupo. Professores e equipe gestora acompanham de perto todas as atividades, garantindo a orientação e a segurança necessárias.
De acordo com a gestora da unidade, Lígia S. Rocha, a proposta tem ampliado o senso de comunidade entre as crianças. “As crianças percebem que cuidar é também uma forma de brincar e aprender. Quando reconhecem a importância de proteger a si e aos colegas, constroem valores que vão além da sala de aula”. Destacou.
O Projeto Criança Monitora não apenas ensina sobre responsabilidade, mas também transforma a convivência cotidiana entre as crianças. A iniciativa reforça a ideia de que o cuidado mútuo e a responsabilidade coletiva devem ser trabalhados desde cedo, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e colaborativos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais
Diretoria Regional de Educação Butantã
Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade
Secretaria Municipal de Educação
SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026
Diretoria Regional de Educação Butantã
II Formação para Implementação da Atualização Curricular do Ensino Fundamental abre inscrições para oficinas por componente curricular
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada”
Relacionadas
Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais
Publicado em: 13/05/2026 1h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade
Publicado em: 13/05/2026 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026
Publicado em: 13/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação
II Formação para Implementação da Atualização Curricular do Ensino Fundamental abre inscrições para oficinas por componente curricular
Publicado em: 12/05/2026 11h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade
Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro



