Notícias

Projeto com animais transforma e acolhe estudantes da EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo

Iniciativa une arte, terapia e apoio de cães e gato para fortalecer a autoestima, inclusão e desenvolvimento emocional de estudantes

Publicado em: 19/11/2025 15h46 | Atualizado em: 19/11/2025
Projeto de arterapia tem ajudado a transformar a rotina e o acolhimento dos estudantes

Projeto de arterapia tem ajudado a transformar a rotina e o acolhimento dos estudantes

Às vezes, a força para recomeçar surge de onde menos esperamos: de um gesto de afeto, de um olhar silencioso ou até do companheirismo de um cão. Foi assim com a professora readaptada Andréa Roberta da Costa, da EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo, da DRE Butantã, que transformou sua própria trajetória de superação em um projeto de arteterapia capaz de mudar a vida de muitos estudantes. 

Depois de sofrer um AVC em 2017 e passar sete meses afastada, Andréa retornou à escola ainda lidando com sequelas motoras. Nesse processo, contou com o apoio fundamental de Gael, um Golden Retriever que se tornou parte da sua reabilitação física e emocional, e o mascote da unidade. 

Além da questão da própria saúde à época, Andréa passou a acompanhar uma estudante cadeirante, reforçando o poder da arteterapia como ferramenta de inclusão. Desse vínculo, nasceu o projeto Arteterapia, desenvolvido há seis anos na unidade com turmas do 1º ao 9º ano. O cuidado que recebeu do animal logo encontrou um novo espaço: Gael acolhia espontaneamente a comunidade escolar. 

Hoje, as quintas-feiras da unidade são dedicadas a vivências que unem arte, afeto e acolhimento com o apoio do cão terapeuta, além de oficinas de crochê, jogos de rua e atendimentos individuais, sempre conectados ao Currículo Escolar. A iniciativa também cresceu junto com a “família de quatro patas”: além de Gael, passaram a participar Benício, um Yorkshire; Raika, da raça Spitz; e Dominic Toretto, um gato Maine Coon. Todos atuam como facilitadores nas atividades semanais, estimulando socialização, autoestima e segurança emocional entre os estudantes. 

“Os resultados são visíveis: crianças mais confiantes, participativas e emocionalmente acolhidas. A arteterapia cria um espaço seguro para que eles expressem sentimentos, compreendam conflitos internos e se reconheçam como protagonistas”, afirma a professora. 

Para a estudante Joyce Batista, 13 anos, da 8ªC, a iniciativa foi transformadora em sua vida. “Eu me sinto mais tranquila, cuidadosa com os outros e comigo mesma. Minha autoestima melhorou e isso me fez sentir que eu posso, sim, ser protagonista da minha história”, destaca. 

O que começou como um caminho pessoal de cura se tornou um projeto reconhecido pela comunidade escolar como exemplo de inovação, cuidado e humanidade. Uma iniciativa que fortalece vínculos, desperta potencialidades e mostra que, quando arte e afeto caminham juntos, vidas — humanas e caninas — são transformadas. 

Vale ressaltar que os animais são treinados, possuem laudo médico e autorização da Supervisão Escolar para a realização das atividades escolares, e são devidamente vacinados e vermifugados. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes em visita guiada pelos participantes do Curso Normal Nível Médio.
Estudante movimentando as mãos.
Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller

Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller

Publicado em: 17/11/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”

EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”

Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia do encontro formativo dos Coordenadores Pedagógicos Ingressantes.

SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal 

Publicado em: 14/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

1 11 12 13 14 15 1.612