Notícias

Projeto Chegadas e Partidas

Estudos interdisciplinares sobre migração e diversidade cultural brasileira com alunos de EJA da EMEF Des. Arthur Whitaker

Publicado em: 07/08/2017 14h40 | Atualizado em: 30/11/2020

Projeto_Chegadas_e_Partidas_740_x_430.jpg

Para promover uma maior aproximação entre os estudantes jovens e os com mais idade nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Desembargador Arthur Whitaker, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, passou a pesquisar temas que pudessem ajudar na integração. A partir de conversas, eles observaram que uma parcela significativa dos estudantes adultos é migrante, vinda de variadas partes do Brasil e que, embora a maioria dos estudantes jovens tenha nascido na cidade de São Paulo, seus pais também são oriundos de outros locais do país. Sendo assim, a temática Migração mostrou-se adequada e foi implementado o Projeto “Chegadas e Partidas: Estudos interdisciplinares sobre migração e diversidade cultural brasileira”.

Os responsáveis pelo projeto foram a Professora Orientadora da Sala de Leitura (POSL) Sônia Naufal e o Professor Orientador de Informática Educativa (POIE) José Gomes , com o apoio da direção, da coordenação pedagógica e dos professores de Geografia, Língua Inglesa, Ciências e Matemática.

Foi priorizado o contato dos estudantes com diversos gêneros textuais envolvendo o tema, como questionários, cujos dados foram tabulados na Sala de Informática, curtas e documentários exibidos na Sala de Leitura e discussão de textos informativos, relatos, diários e poemas.

Segundo os alunos Guilherme, Alexandre e Suede, do 4º Termo (correspondente ao 8º e 9º ano do Ensino Fundamental), foi muito bom estudar sobre migração, com o projeto foi possível conhecer as regiões e lembrar nossos antepassados. “Aprendemos sobre nossas origens, as culinárias das regiões, os temperos, os tipos de língua e que a busca de trabalho e de uma vida melhor são assuntos comuns de todos nós”.

A aluna Gilvânia, do 3º Termo (correspondente ao 6º e 7º ano do Ensino Fundamental) disse que “foi um ótimo aprendizado e muito boa a experiência de estudar sobre imigração e emigração, falar sobre minhas origens, meus pais, meus avós e ouvir os colegas falarem sobre seus familiares e suas histórias de vida. Além disso, me identifiquei muito com esse projeto por que eu também sou emigrante por conta das oportunidades de trabalho”.

Para finalizar o trabalho, foi feito um painel a partir dos dados tabulados, com a adição de imagens de danças, festas e culinárias típicas das regiões do Brasil, materiais esses pesquisados na Sala de Informática. Além disso, houve um momento de confraternização no dia 28 de junho, com um jantar coletivo de comidas típicas e música regional nordestina.

“Pela importância da temática, entendemos ser necessário prosseguir como projeto no próximo semestre”, afirmou a professora Sônia Naufal.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte com duas meninas negras em frente a uma estampa étnica, na parte superior o texto
Fotografia de três crianças negras. Dois meninos e uma menina, todos olham para a lente da câmera fotográfica.

CEUs promovem concursos para celebrar o Dia da Consciência Negra

Publicado em: 18/11/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Estágios

Inscrições abertas para estágio remunerado na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 18/11/2022 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Ilustração com uma menina negra escrevendo em um livro aberto. Ao fundo um círculo amarelo e atrás do círculo metade superior com uma faixa em tons de roxo com estrelas.

SME divulga textos finalistas para o livro Antologia de Contos do Ensino Fundamental e Médio 2022

Publicado em: 18/11/2022 11h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Expo Internacional Dia Da Consciência Negra

Educação Antirracista é destaque em estande da SME na II Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Publicado em: 17/11/2022 10h53 - em Secretaria Municipal de Educação

1 201 202 203 204 205 1.500