SME divulga textos finalistas para o livro Antologia de Contos do Ensino Fundamental e Médio 2022

Ao todo, foram 74 produções textuais selecionadas do 1º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Publicado em: 18/11/2022 11h34 | Atualizado em: 18/11/2022
Ilustração com uma menina negra escrevendo em um livro aberto. Ao fundo um círculo amarelo e atrás do círculo metade superior com uma faixa em tons de roxo com estrelas.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), divulgou os nomes dos autores dos textos selecionados para publicação do livro “Antologia de Contos do Ensino Fundamental e Médio de 2022”. Ao total, foram escolhidos 74 textos entre as modalidades de reescrita coletiva de contos – professor como escriba, final de conto, conto popular, conto de assombração/mistério, conto de aventura, miniconto e conto.

A novidade desta edição é a participação dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, na categoria “reescrita coletiva de conto – professor como escriba”. O projeto acontece desde 2019 e este ano recebeu 538 inscrições. Até o momento, este é o maior número de inscritos devido ao retorno das aulas presenciais e à ampla divulgação na plataforma Google Sala de Aula da Formação da Cidade.

As produções textuais dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio foram recebidas entre os dias 22 de agosto e 30 de setembro de 2022.  No período de 10 a 21 de outubro, a banca de seleção constituída pelos formadores das frentes de Alfabetização e Língua Portuguesa das Divisões Pedagógicas das DREs e DIEFEM, se reuniu para fazer a seleção dos textos.

Avaliação dos textos

Reunidos no Instituto de Tecnologia Mauá, os avaliadores examinaram os mais de 500 contos recebidos, a fim de selecionar os autores. Cada grupo avaliou os textos de acordo com a modalidade (ciclo/ano) e os textos classificados foram os que melhor atenderam aos critérios especificados no edital.

Veja aqui a lista com o resultado do livro Antologia de Contos 2022.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação