Notícias
Projeto “Árvore da Amizade” fortalece valores essenciais na EMEF Desembargador Arthur Whitaker
A iniciativa foi feita com 30 estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental I, sendo 4 alunos da inclusão e todos participaram com entusiasmo da atividade
Publicado em: 20/10/2025 15h06 | Atualizado em: 24/10/2025
Buscando propor valores essenciais, como respeito, solidariedade e amizade, a professora Jamileide Santos, da turma 1º A do Ensino Fundamental da EMEF Desembargador Arthur Whitaker, unidade da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, está desenvolvendo o projeto “Árvore da Amizade” ao longo deste semestre. Com o tema “Valores e Convivência – Compartilhar para crescer juntos”, a iniciativa tem como objetivo principal promover atitudes de convivência saudável e respeitosa entre as crianças, valorizando o ato de compartilhar e o sentimento de amizade.
Esses valores ultrapassam os muros da escola e contribuem para a formação de cidadãos empáticos e conscientes. Por meio de rodas de conversa, contação de histórias, brincadeiras cooperativas, atividades artísticas e a construção simbólica da árvore da amizade, onde cada folha representa uma atitude positiva ou gesto de amizade das crianças, o projeto busca incentivar o respeito às diferenças, estimular o diálogo e a empatia, fortalecer laços de cooperação e desenvolver o senso de responsabilidade.
Participaram da atividade 30 estudantes, sendo quatro alunos do público-alvo da Educação Especial — entre eles, um aluno não verbal, um com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) —, todos participando ativamente do projeto Árvore da Amizade. A iniciativa vai além das atividades em sala: os pais e responsáveis também são convidados a participar, confeccionando, junto com seus filhos, moldes de maçãs com frases ou palavras que simbolizam valores como amor, respeito e carinho, reforçando o aprendizado em casa.
Durante o semestre, as crianças participaram de diversas etapas, incluindo contação de histórias como O que é amizade? e O menino que aprendeu a ver, confecção e decoração da árvore da amizade, brincadeiras coletivas que estimulam o trabalho em equipe e registro das atitudes positivas por meio de fotos e desenhos.
O projeto contou com o apoio das professoras Dulce e Edinéia, além da estagiária Neide, que auxiliou na montagem da árvore. Para marcar a finalização, foi realizado um “Bingo da Amizade”, no qual as crianças formaram palavras com sílabas aprendidas, recebendo presentes como carrinhos de controle remoto e bonecas. O encerramento foi celebrado com um café da manhã preparado pelas famílias, reforçando a parceria entre escola e comunidade.
A avaliação é contínua e qualitativa, observando as mudanças de comportamento e a compreensão dos valores trabalhados. A professora Jamileide destaca a importância do projeto para a formação integral das crianças, afirmando que o aprendizado vai além do conteúdo escolar, pois plantar sementes de amizade e respeito contribuirá para o desenvolvimento delas na escola, na família e na sociedade.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola
Secretaria Municipal de Educação
Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção
Secretaria Municipal de Educação
Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios
Diretoria Regional de Educação Guaianases
LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026
Relacionadas
SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público
Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação
Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola
Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026
Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção
Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios
Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação