Notícias

Projeto ajuda educadores a lidarem com problemas de autolesão

Bússola, realizado em parceria com o Instituto Ame sua Mente, também atua na prevenção e identificação precoce dos casos nos estudantes

Publicado em: 19/10/2022 11h27 | Atualizado em: 19/10/2022
Imagem de uma pessoa do pescoço até o começo do tórax. Ela está segurando um celular. No canto superior direito seguem as logomarcas "Projeto Bússola - Ame a sua Mente" e "Cidade de São Paulo - Educação".

 A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Ame sua Mente, promove o projeto Bússola, que oferece informações e orientações práticas para ajudar os educadores a lidarem com estudantes que estejam se autolesionando.

Em 2019, foram notificados quase 125 mil casos de autolesão no Brasil, um aumento de 39,8% em relação ao ano anterior. A maior parte das pessoas que se autolesiona é formada por jovens até 19 anos (33,1%), em sua maioria, mulheres.(*)

O projeto também atua na prevenção, uma vez que a identificação precoce e o encaminhamento adequado farão toda diferença na qualidade de vida da pessoa em risco. A vantagem é que ele é acessível pelo WhatsApp®. O comportamento é resultado de uma combinação de fatores, mas é sempre um indicativo de que a pessoa está em sofrimento.

“O conteúdo do Bússola foi desenvolvido buscando o diálogo, com um olhar pragmático, entendendo o lugar privilegiado dos educadores em relação aos jovens, ao mesmo tempo em que existe uma vulnerabilidade associada à falta de suporte para lidar com questões de saúde mental”, afirma o psiquiatra e líder do conteúdo no Instituto Ame sua Mente, Dr. Carlos Gustavo Costardi.

“O mundo virtual, as tecnologias e as inteligências artificiais estão cada vez mais presentes em nossas casas, no nosso trabalho e na palma de nossas mãos. O grande desafio do Projeto Bússola é fazer com que essa ferramenta contribua para o trabalho dos educadores que atuam diariamente com os nossos adolescentes”, afirma Cleuber Gonçalves, assistente técnico de educação da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da SME/COCEU.

A educadora Rosiane Francisca Sousa Costa Abrão, coordenadora pedagógica da EMEF João Domingues Sampaio, de Jaçanã Tremembé, navegou no canal.  “No atual cenário no qual as informações bombardeiam crianças, adolescentes, jovens e adultos é primordial que tenhamos ferramentas que fomentem orientações para que se possa direcionar, sem pretensão psicanalítica, que não é papel do educador, mas sim de possível mediador, agindo de forma institucional e pedagógica. Com certeza essa ferramenta valida esse conceito.”

O Bússola foi construído na perspectiva da prevenção e da promoção da saúde, seguindo as diretrizes da área técnica da Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal da Saúde do município de São Paulo e em consonância com o Currículo da Cidade que se orienta pelos conceitos de Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva.

Conheça este canal! Adicione o número (11) 991 130 019 e mande um Oi!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo branco, figuras geométricas rosas nas bordas e o texto

Vem aí o III Seminário de Cultura na Educação

Publicado em: 30/04/2026 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grande grupo de pessoas no palco posando para a câmera.
Criança com um bolo de argila na mão cheio de palitos de sorvete no topo.

Rede Municipal de São Paulo lidera índices de atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 30/04/2026 12h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de pessoas em cadeira de rodas praticantes de handbol adaptado. Eles estão se deslocando em um grande círculo com a bola no colo.

Handebol adaptado promove inclusão no CEU Cidade Dutra 

Publicado em: 30/04/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

CEUs abrem no feriado de 1º de maio com programação gratuita para toda a comunidade

Publicado em: 30/04/2026 10h57 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.652