Notícias

Projeto ajuda educadores a lidarem com problemas de autolesão

Bússola, realizado em parceria com o Instituto Ame sua Mente, também atua na prevenção e identificação precoce dos casos nos estudantes

Publicado em: 19/10/2022 11h27 | Atualizado em: 19/10/2022
Imagem de uma pessoa do pescoço até o começo do tórax. Ela está segurando um celular. No canto superior direito seguem as logomarcas "Projeto Bússola - Ame a sua Mente" e "Cidade de São Paulo - Educação".

 A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Ame sua Mente, promove o projeto Bússola, que oferece informações e orientações práticas para ajudar os educadores a lidarem com estudantes que estejam se autolesionando.

Em 2019, foram notificados quase 125 mil casos de autolesão no Brasil, um aumento de 39,8% em relação ao ano anterior. A maior parte das pessoas que se autolesiona é formada por jovens até 19 anos (33,1%), em sua maioria, mulheres.(*)

O projeto também atua na prevenção, uma vez que a identificação precoce e o encaminhamento adequado farão toda diferença na qualidade de vida da pessoa em risco. A vantagem é que ele é acessível pelo WhatsApp®. O comportamento é resultado de uma combinação de fatores, mas é sempre um indicativo de que a pessoa está em sofrimento.

“O conteúdo do Bússola foi desenvolvido buscando o diálogo, com um olhar pragmático, entendendo o lugar privilegiado dos educadores em relação aos jovens, ao mesmo tempo em que existe uma vulnerabilidade associada à falta de suporte para lidar com questões de saúde mental”, afirma o psiquiatra e líder do conteúdo no Instituto Ame sua Mente, Dr. Carlos Gustavo Costardi.

“O mundo virtual, as tecnologias e as inteligências artificiais estão cada vez mais presentes em nossas casas, no nosso trabalho e na palma de nossas mãos. O grande desafio do Projeto Bússola é fazer com que essa ferramenta contribua para o trabalho dos educadores que atuam diariamente com os nossos adolescentes”, afirma Cleuber Gonçalves, assistente técnico de educação da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da SME/COCEU.

A educadora Rosiane Francisca Sousa Costa Abrão, coordenadora pedagógica da EMEF João Domingues Sampaio, de Jaçanã Tremembé, navegou no canal.  “No atual cenário no qual as informações bombardeiam crianças, adolescentes, jovens e adultos é primordial que tenhamos ferramentas que fomentem orientações para que se possa direcionar, sem pretensão psicanalítica, que não é papel do educador, mas sim de possível mediador, agindo de forma institucional e pedagógica. Com certeza essa ferramenta valida esse conceito.”

O Bússola foi construído na perspectiva da prevenção e da promoção da saúde, seguindo as diretrizes da área técnica da Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal da Saúde do município de São Paulo e em consonância com o Currículo da Cidade que se orienta pelos conceitos de Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva.

Conheça este canal! Adicione o número (11) 991 130 019 e mande um Oi!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de elementos dos de Kits Uniforme E Material
Calendário Escolar 2025 Site

Ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital paulista começa no dia 05 de fevereiro

Publicado em: 26/12/2024 12h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Maes Gae Plantando Codae
desenho com fundo azul e um icone em azul, verde e branco com a inscrição manual de normas e procedimentos

SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos

Publicado em: 20/12/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes da EMEF Duque de Caxias

Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado

Publicado em: 20/12/2024 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.488