Notícias

Programação da Semana Municipal do Brincar começa neste sábado (21)

Há opções de atividades em toda a capital, incluindo eventos presencial e online

Publicado em: 18/05/2022 18h58 | Atualizado em: 18/05/2022
Logomarca da Semana Do Brincar - data de 21 e 28 de maio

A Semana Municipal do Brincar será realizada entre os dias 21 e 28 de maio, alinhada à Semana Mundial do Brincar. Neste ano, o tema do evento é “Confiar na força do Brincar”.

Esta é uma iniciativa que integra o calendário oficial da Cidade e se articula com as políticas públicas que buscam garantir um dos mais importantes direitos da primeira infância: o direito ao brincar. Assim como nas edições anteriores, ela busca visibilizar a cultura da primeira infância e mobilizar a sociedade em torno da importância do desenvolvimento integral das crianças. 

As atividades da semana são abertas, gratuitas e variadas com o objetivo de atingir as crianças e também todos/as aqueles/as que convivem com elas e querem fortalecer sua função social do cuidado. Também são voltadas aqueles que se interessam pela cultura do brincar e que atuam profissionalmente na promoção de políticas públicas voltadas para a infância, sua proteção integral e a garantia do direito ao brincar.

A iniciativa reúne atividades propostas pelas secretarias de Governo, Educação, Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Inovação e Tecnologia, que compõem a Comissão Técnica da Primeira Infância, e por outras pastas, como Cultura, Esportes e Lazer e Verde e Meio Ambiente, que serão ofertadas de forma descentralizada em espaços e equipamentos públicos diversos.

Rodas com especialistas 

Além da programação presencial, que é aberta e gratuita e inclui contação de histórias, atividades esportivas e oficinas para as crianças, a programação online contará com vídeos com propostas de brincadeiras para crianças, produzidos pelos Serviços de Assistência Social à Família (SASFs), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e rodas de conversa com profissionais e especialistas. 

A primeira roda será voltada a todos que convivem com crianças – famílias, cuidadores/as, educadores/as e demais profissionais – para discussão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e humano. O segundo encontro será destinado a gestores/as públicos/as e tratará da institucionalização de políticas que favorecem o direito ao brincar e a proteção integral da infância.

Há opções presencial e online em toda a cidade. Os eventos virtuais serão transmitidos no Canal do Youtube da Primeira Infância. 

Acesse a página da Semana Municipal do Brincar. 

Confira a programação completa da Semana Municipal do Brincar 2022.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Assembleia

Assembleia Mirim: pequenos votos, grandes lições de cidadania na EMEI Charles Chaplin

Publicado em: 27/02/2026 5h04 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia mostra educadores reunidos em volta das mesas

57% dos educadores apontam avanços no clima escolar dentro das unidades 

Publicado em: 27/02/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mesa com diversos doces e rosquinhas.

CEUs recebem inscrições para curso gratuito de Confeitaria Profissional  

Publicado em: 27/02/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra com capacete e colete amarelo-limão segurando um mapa. Ao fundo um prédio em construção.

Mulheres interessadas na Construção Civil poderão estudar de graça no CEU Heliópolis

Publicado em: 26/02/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes em sala posando para fotografia

Estudantes participam de sessões especiais da série “As Meninas da Garagem Secreta”

Publicado em: 26/02/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 44 45 46 47 48 1.673