Programação da 1ª Festa do Agricultor conta com participação de estudantes da Rede Municipal e distribuição de biofertilizantes

O biofertilizante foi produzido pela EMEF Vargem Grande com um biodigestor

Publicado em: 22/03/2024 12h45 | Atualizado em: 22/03/2024
Fotografia de um agricultor mexendo no solo

A Prefeitura de São Paulo vai promover a Primeira Festa do Agricultor neste final de semana (23 e 24 de março) no Parque Linear Parelheiros. Com a segurança alimentar da população em foco, o evento contará com feira de expositores, shows, gastronomia local, encontro de tratores e atividades para toda a família, incluindo um espaço da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a participação de estudantes e distribuição de biofertilizantes.

Serão distribuídos garrafas com biofertilizante que foi produzido na EMEF Vargem Grande pelo biodigestor utilizando restos de alimentos da merenda escolar. Biodigestores são equipamentos que convertem o resíduo orgânico em biofertilizantes, compostos e biogás. As garrafas também terão uma etiqueta com dicas e orientações para a utilização.

Os estudantes da EMEF Vargem Grande acompanhados do professor Kássio Rene da Silva que coordena o projeto Escola Sustentável, terão a oportunidade de apresentar para o público presente as atividades desenvolvidas com o biodigestor, incluindo a produção do biofertilizante que é utilizado na horta pedagógica da unidade e também é distribuído para as famílias e a comunidade escolar.

O propósito do evento é divulgar o trabalho local, reconhecer, incentivar, valorizar e promover a agricultura familiar da zona sul de São Paulo, por meio de atrações e informações de interesse do produtor e moradores locais. Além de contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável do território. Também busca regularizar a atividade agrícola, fortalecer pequenos negócios e a geração de renda dos produtores das zonas rurais e urbanas. A entrada é gratuita.

O Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, destacou a importância da participação dos estudantes. “O protagonismo estudantil contribui de maneira essencial no debate sobre a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável. É a voz dos alunos sendo ouvida. É a escola liderando e promovendo informações que fazem a diferença na vida de todos nós”, declarou.

23 de março, das 12h às 19h
24 de março, das 12h às 22h
Local: Rua Terezinha do Prado Oliveira – Jd. Novo Parelheiros – Parelheiros, São Paulo – SP