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Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC

Mais de 400 escolas municipais participam do projeto que também é reconhecido pela UNESCO como uma das mais importantes práticas de Alfabetização Midiática e Informacional na América Latina

Publicado em: 31/07/2025 9h00 | Atualizado em: 30/07/2025
Imprensa Jovem Educação Integral Mec

O Programa Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, política pública de Educomunicação da capital, foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) como Experiência Inspiradora de Gestão de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. Presente em mais de 400 escolas municipais, o programa fará parte de três ações de difusão de Educação Integral do MEC, sendo elas: “Mapa de Experiências”, “Mostra Nacional” e “Rede de Trocas”, os dois primeiros previstos para acontecer em outubro deste ano.

A iniciativa do MEC em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem como objetivo identificar, mapear e dar visibilidade a práticas inovadoras de gestão pública e projetos pedagógicos que fortalecem a Educação Integral em Tempo Integral. O estado de São Paulo foi o 5º com o maior número de projetos selecionados, tendo o total de 58 redes públicas contempladas. 

Segundo Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o reconhecimento nacional do Imprensa Jovem como experiência inspiradora reforça a potência do programa  na formação de crianças e adolescentes por meio de processos educomunicativos no contexto da Educação Integral. “A integração da Educomunicação como prática educativa fortalece o protagonismo estudantil e transforma a escola em um território vivo de produção de sentidos e cidadania”, comentou. 

O Programa Imprensa Jovem atua em projetos que ampliam a jornada escolar, está inserido nos Itinerários Formativos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, e segue contribuindo para a transformação da escola pública por meio do direito à comunicação, ao protagonismo e à voz estudantil.

Além disso, foi reconhecido pela UNESCO como uma das mais importantes  práticas de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) na América Latina. Em 2020, ganhou o prêmio Aliança Global pela Mídia e Informação.

A divulgação dos selecionados foi acompanhada por um webinário nacional realizado em 29 de julho, onde também foram apresentados os próximos passos para as experiências reconhecidas. 

Educação Integral e experiências inovadoras

Este foi o 1º Edital de seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral realizado pelo MEC. A estratégia faz parte do Programa Escola em Tempo Integral, política do governo federal que estimula a ampliação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da Educação Integral.

 

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