Notícias
Programa Amigos do SAMU
Iniciativa promove, em unidades educacionais, atividades de prevenção ao trote telefônico para serviços de emergência
Publicado em: 22/02/2016 13h29 | Atualizado em: 30/11/2020O Núcleo de Educação em Urgência do SAMU realiza um trabalho com crianças e adolescentes de prevenção ao trote (telefônico) para serviços de emergência.
O “Programa Amigos do SAMU” nas escolas tem o objetivo de sensibilizar as crianças e a comunidade escolar sobre a importância e os objetivos do SAMU, a forma correta de utilização do serviço e os riscos do trote.
O programa foi colocado em prática pelo Núcleo de Educação em Urgência através do corpo de instrutores e funcionários do próprio serviço, que realizam as atividades nas escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo. No ano em que o programa foi implantado, em 2008, o SAMU-SP recebia 30% de trotes. Hoje, o serviço recebe 4,69% de trotes.
Agendamento – Para a escola receber a visita do SAMU-SP, basta enviar uma solicitação para o e-mail: samueducacao@prefeitura.sp.gov.br
Como é desenvolvido o programa? – O público-alvo do programa são crianças e adolescentes a partir do Ensino Fundamental I e a comunidade escolar (pais, responsáveis e funcionários).
O SAMU-SP conta com uma ambulância destinada exclusivamente para treinamentos e projetos desenvolvidos com a comunidade, como o Programa Amigos do SAMU. Ela é semelhante à utilizada no atendimento normal. Um dos instrutores do Núcleo de Educação em Urgência juntamente com um auxiliar de enfermagem e um condutor de veículo de urgência do serviço vão com a ambulância até a escola que foi agendada para o evento.
Chegando ao local, as crianças são reunidas no pátio da escola ou em alguma outra área onde seja possível realizar a atividade. A partir daí, a equipe inicia uma conversa com as crianças, levantando as informações que elas possuem sobre o SAMU. Há explicações sobre o que é o SAMU, qual a forma de acionamento e quais situações em que deve ser acionado o serviço.
Após este primeiro contato, as crianças são convidadas a participarem de uma pequena simulação de um atendimento que o SAMU realiza. Uma delas é escolhida como “vítima”. A professora simula ligação para o número 192 e faz o acionamento fictício. Após alguns segundos, a ambulância chega ao local com a equipe que irá socorrê-la. Esta ambulância que até então estava escondida, entra com seus luminosos e sirene em franca atividade. A criança é atendida pela equipe, imobilizada e colocada na prancha e transportada dentro da ambulância. Se o espaço da escola permitir, é realizado um “passeio” com ela de ambulância. Após esta apresentação, o “papo” fica mais sério e então o instrutor fala sobre a importância do serviço, os riscos do trote e as consequências para todos: serviço e comunidade.
As atividades são encerradas com uma visita das crianças à ambulância e o manuseio de materiais e equipamentos. Ao término das atividades, as crianças recebem um folheto explicativo do Programa Amigos do SAMU para levarem para casa e a escola recebe um certificado de “Escola Amiga do SAMU”.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Penha
Junho Migrante: estudantes da EMEF Rosângela Rodrigues Vieira realizam leituraço e contação de histórias sobre migrações
Diretoria Regional de Educação Penha
Estudantes da EMEF Presidente João Pinheiro participam de atividade sobre a valorização do trabalhador e os direitos trabalhistas
Secretaria Municipal de Educação
SME promove a sua 11ª Jornada Pedagógica para profissionais da Educação Infantil Paulistana
Diretoria Regional de Educação Butantã
Classificação final para Analista de Educação Física dos CEUs é divulgada
Secretaria Municipal de Educação
CEU Barro Branco promove Semana da Diversidade
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Projeto “Alimentação Orgânica e Sustentabilidade” beneficia mais de 600 crianças de quatro CEIs da DRE Ipiranga
Relacionadas

Junho Migrante: estudantes da EMEF Rosângela Rodrigues Vieira realizam leituraço e contação de histórias sobre migrações
Publicado em: 23/06/2025 6h48 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Estudantes da EMEF Presidente João Pinheiro participam de atividade sobre a valorização do trabalhador e os direitos trabalhistas
Publicado em: 23/06/2025 6h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

SME promove a sua 11ª Jornada Pedagógica para profissionais da Educação Infantil Paulistana
Publicado em: 23/06/2025 6h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Classificação final para Analista de Educação Física dos CEUs é divulgada
Publicado em: 23/06/2025 5h38 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEU Barro Branco promove Semana da Diversidade
Publicado em: 23/06/2025 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação