Notícias

Professores propõem atividades que misturam literatura com informática na EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira

Exercício baseado em obra de Victor Hugo estimulou o aprendizado sobre o funcionamento de QR Codes

Publicado em: 24/11/2017 17h14 | Atualizado em: 30/11/2020

gamificacao_740_x_430.jpg

Os professores de Informática Educativa e Sala de Leitura Moisés Trindade do Nascimento e Mara Gabriella Martin, respectivamente, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) São Miguel, desenvolveram na segunda, 13 de novembro, um ambiente gamificado inspirado na obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, utilizando QR Codes.

Os alunos do nono ano da unidade escolar fizeram a leitura prévia da obra e assistiram ao musical lançado no ano de 2013. A dinâmica, realizada em grupo,
foi realizada por meio de charadas sobre algumas passagens da obra e análises de personagens através da leitura de QR Codes com o uso do celular. O objetivo da ação foi dinamizar a experiência com a obra de Victor Hugo utilizando a tecnologia.

Os alunos tinham acesso a três envelopes: o branco, com 16 QR’s com informações verdadeiras e 9 falsas, o amarelo possuía uma cena do filme e o preto a imagem de um personagem importante da história. Além desses, um quarto envelope, verde, escondido embaixo da mesa onde a atividade acontecia, continha um QR code que pedia o nome de um personagem esconido em algum outro livro da sala de leitura. Outras atividades semelhantes são pensadas para o futuro, inclusive a proposta de que cada grupo crie um jogo baseado no seu Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) e aplique a outros alunos.

Confira algumas fotos tiradas na ocasião 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

1 18 19 20 21 22 1.543