Notícias

Professores Orientadores de Sala de Leitura participam de Formação Inicial

Evento reuniu POSLs ingressantes para discutir a mediação de leitura, a literatura e a organização do trabalho

Publicado em: 28/05/2018 14h26 | Atualizado em: 30/11/2020

prof_sala_leitura_formacao_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo Técnico de Currículo-Sala e Espaço de Leitura (NTC-SAEL), realizou o evento de Formação inicial para Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) ingressantes, nos dias 21 e 22 de maio de 2018. A iniciativa reuniu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação cerca de 180 POSLs que ingressaram na função a partir de março de 2017.

A formação buscou esclarecer as atribuições da função e as especificidades na composição de jornada a partir da legislação e das propostas curriculares vigentes, além de possibilitar aos POSLs iniciantes uma fundamentação teórica básica, a articulação com o Currículo da Cidade e a apresentação de relatos de práticas bem sucedidas de professores que já desenvolvem trabalhos nas salas de leitura e o contato com escritores.

Com oito horas de duração divididas em dois dias, o evento contou com a participação de palestrantes convidados. Celinha Nascimento, que já atuou como formadora da Sala e Espaço de Leitura, conversou com os professores sobre a função humanizadora da literatura e o papel fundamental do POSL como mediador de leitura. A escritora e ilustradora Patrícia Auerbach apontou aspectos importantes a serem considerados no trabalho com a leitura de livros ilustrados e livros de imagens. A escritora Heloísa Pires Lima refletiu sobre as potencialidades da literatura na discussão das questões étnico-raciais. Beth Cardoso, professora universitária na área de Literatura e Crítica Literária e autora de livros infanto-juvenis, abordou a literatura como direito humano e o trabalho com o livro literário na escola. O premiado escritor Cristino Wapichana fez um relato de seu processo criativo e as relações com suas raízes indígenas.

Além dos palestrantes convidados, o evento contou com a participação de professores da Rede Municipal de Ensino (RME). A apresentação cultural ficou a cargo da POSL Cassilene Pomin (DRE Capela do Socorro), que realizou a contação da história da vida de Frida Kahlo. Silvânia Francisca de Jesus (DRE Pirituba/Jaraguá) sintetizou os resultados de sua dissertação de mestrado, que teve como tema a formação de POSLs e as literaturas afro-brasileira e indígena. Já Carlos Barros (DRE São Miguel Paulista) relatou sua trajetória como escritor e indicou aspectos significativos da sua atuação como POSL.

A articulação da Sala e Espaço de Leitura com o Currículo da Cidade foi destacada nas falas de Adriana Carvalho e Cláudia Abrahão, do Núcleo Técnico de Currículo. Nágila Polido e Maria Selma Maia, do Núcleo Sala e Espaço de Leitura, discutiram as especificidades da organização do trabalho dos POSLs a partir do histórico do Programa e da legislação vigente, apresentada no livreto com informações básicas entregue aos ingressantes. Maria Sueli Gonçalves (Suelizinha) e Samir Mustapha, da Academia Estudantil de Letras (AEL), também trouxeram informações importantes sobre o projet AEL, que tem como tema a literatura.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um menino sorrindo. Ele segura um giz amarelo na mão direita e está de frente para uma parede branca com alguns tijolinhos coloridos nas cores laranja, grafite, azul, rosa.
Estudantes escolhe material escolar em uma loja.
Estudantes em sala de aula.

Prefeitura de São Paulo fortifica ações de combate ao abandono escolar

Publicado em: 29/12/2023 8h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra mulher segurando um microfone, ela tem cabelos brancos e usa uma camiseta preta e óculos. Atrás dela, há um telão onde se lê

Estudantes do CIEJA Paulo Emílio Vanzolini relatam emoção de se formar

Publicado em: 29/12/2023 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e um adulto estão em área externa com enxadas e outros itens para manusearem a terra. No centro da imagem o adulto e um estudante estão ao redor de resíduos de folhas e terra.

SME recebe propostas de interessados em promover atividades do Rolê Agroecólogico

Publicado em: 29/12/2023 2h41 - em Alimentação Escolar

1 63 64 65 66 67 1.479