Notícias

Professores desenvolvem sensor para estudante da EMEF Ayrton Oliveira Sampaio

Aparelho instalado em cadeira de rodas emite ondas e avisa a proximidade de obstáculos

Publicado em: 18/07/2017 14h45 | Atualizado em: 30/11/2020

sensor_cadeira_740_x_430.jpg

“A robótica pode ajudar a minha vida”, escreve, em uma carta, Cinthia Leite, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Ayrton Oliveira Sampaio, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, na época com 12 anos, cadeirante e com paralisia cerebral. Era o ano de 2015. “A vida de uma pessoa que precisa de cadeira de rodas é difícil”, continua.

Na carta elaborada por Cinthia a pedido do Professor Orientador de Informática Educativa, Davi Aguiar, e da Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, Ana Paula, ela relata também a dificuldade de se locomover na escola sem esbarrar nos colegas e paredes. “Como a robótica poderia ajudar a Cinthia no dia-a-dia, já que ela se interessa bastante pelo tema?”, se perguntaram os professores.

Eles decidiram criar um sensor para a cadeira de rodas de Cinthia. Passaram a estudar ainda mais questões de mecânica, robótica e programação e envolveram a estudante no projeto. “Nas aulas de robótica, ensinamos a ela as partes que compõem a cadeira de rodas. Trabalhamos também a questão da programação, para que o sensor pudesse detectar os objetos e avisá-la”, diz Davi.

A coordenação e a direção da escola investiram no projeto e viabilizaram os materiais necessários, incluindo uma placa de software livre e sensores ultrassônicos de presença.

A programação criada na placa, junto com o sensor, permite a disparada de um sinal sonoro e luminoso para avisar Cínthia da proximidade de objetos. O desenvolvimento do projeto foi realizado primeiro em um protótipo de cadeira de rodas. Depois, foi passado para a da estudante. Na época, o estagiário de robótica Clodoaldo Silva ajudou no processo e auxiliou os professores.

“Para a nossa realidade, foi algo inovador, com excelentes resultados não só na finalização do projeto, mas com o desenvolvimento intelectual da estudante durante o processo”, conta a professora Ana.

A estudante, hoje, tem 14 anos de idade e está no ensino médio. O projeto foi finalizado em outubro de 2016, com a implantação do sensor na cadeira de rodas.

Confira o vídeo dos testes: 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem em pé no canto direito do palco de um teatro, segurando um microfone e realizando uma palestra. À sua frente, diretores estão sentados em cadeiras, acompanhando atentamente a apresentação em um ambiente de reunião e alinhamento institucional.

DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas

Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia com os vencedores do Premia Sampa 2026 no palco. Eles seguram certificados. Ao fundo, telão com a projeção da logomarca do

Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026 

Publicado em: 10/06/2026 11h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (24)

Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal

Publicado em: 08/06/2026 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.669