Notícias

Professora de SAAI cria estratégias para o desenvolvimento do currículo escolar no ensino regular

Cada aluno com deficiência acessa o currículo por meio de estratégias diferenciadas

Publicado em: 06/07/2016 15h48 | Atualizado em: 30/11/2020

curriculo_escolar_ensino_regular_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Aparecida Magnanelli Fernandes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, desenvolve estratégias de ensino diferenciadas, que favorecem a aprendizagem de todos e todas, e eliminam as barreiras de participação e aprendizagem com os alunos e alunas com deficiência e autismo, de acordo com o objetivo estipulado para cada criança, no Plano de Atendimento Educacional Especializado, elaborado pela professora da Sala de Apoio e Acompanhamento a Inclusão (SAAI).

A professora de Matemática da sala regular e regente da SAAI, Marinélia Alves Rios de Andrade, promove articulações importantes entre o trabalho realizado na SAAI e na sala regular. A atuação colaborativa destes dois agentes permite que as crianças tenham total acesso ao currículo, por meio de recursos e estratégias, como imagens e materiais concretos que auxiliam no aprendizado.

Os Coordenadores Pedagógicos e os professores da unidade em conjunto com Marinélia observam os maiores desafios e barreiras dos alunos com deficiência e elaboram práticas pedagógicas que garantam a participação e o conhecimento em todas as disciplinas e para o desenvolvimento do processo de aprendizagem em sala de aula. Durante as reuniões da Jornada Especial Integral de Formação (JEIF), a equipe discute os casos e elabora os objetivos gerais de cada disciplina, e os objetivos específicos, a serem alcançados com cada aluno, como, por exemplo, fortalecer o processo de leitura e escrita em todas as disciplinas.

Dentre as questões discutidas na JEIF está à organização de registros das atividades, que resulte em um documento que auxilie os outros professores, na hora de desenvolver as atividades e para que sejam memorizados os objetivos gerais e específicos, do plano de trabalho dos professores.

Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) – As Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, instaladas nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, são destinadas ao Atendimento Educacional Especializado – AEE em caráter complementar ou suplementar aos educandos que apresentam algum tipo de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Atualmente, a RME conta com 552 SAAIs instaladas nas escolas regulares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com fundo azul e vermelho onde se lê

Estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino participam exclusivamente do Jr. NBA Day

Publicado em: 24/05/2024 3h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Cartaz do III Seminário Multidisciplinar (1)
Fotografia do II Encontro Municipal De Conselhos De Escola

SME Promove II Encontro Municipal dos Conselhos de Escolas 

Publicado em: 23/05/2024 3h37 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra uma estudante realizando exame ocular do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia.
Tayó 1

EMEF Bernardo O’Higgins realiza atividades sobre o livro “O mundo no black power de Tayó”

Publicado em: 22/05/2024 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 37 38 39 40 41 1.489