Notícias

Professor da EMEF 8 de Maio leva a educomunicação para inspirar novas práticas no Reino Unido

Viagem acontecerá em janeiro e promoverá troca de experiências e práticas pedagógicas

Publicado em: 16/12/2016 16h14 | Atualizado em: 30/11/2020

educadores_do_reino_EMEF_8_de_maio_para_conhecer_projeto_de_educomunicacao_740_x_430.jpg

Durante o mês de janeiro, educadores da escola Ysgol Gyfun Cwm Rhymni, no Reino Unido, terão a oportunidade de conhecer de perto o resultado de um projeto de educomunicação que tem movimentado os alunos das Escolas Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) 8 de Maio e da Escola Estadual Sapopemba.

Isso porque, de 20 a 29 de janeiro, o professor Odair de Araújo, que atua como educador de Língua Inglesa em ambas as unidades educacionais, viajará para o Reino Unido para apresentar aos professores da Ysgol o jornal bilíngue que acaba de ser elaborado pelos alunos.

A visita faz parte de um programa realizado pelo British Council em parceria com escolas do Brasil e de escolas que tenham a língua inglesa como oficial. A iniciativa busca aproximar educadores de todo o mundo para troca de experiências e práticas pedagógicas. Alguns profissionais da Ysgol já estiveram na EMEF 8 de Maio neste ano para conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela escola e, agora, chegou a vez de Odair apresentar as práticas do Brasil no Reino Unido.

O jornal “The Brazilian Diary” foi elaborado a partir de um processo intenso de pesquisa e produção dos textos e fotos realizado por cerca de 100 estudantes das escolas. Odair decidiu investir nessa prática, unindo as ações que já desenvolvia no projeto de educomunicação na EMEF 8 de maio desde 2015, a fim de incentivar também novas formas de aprendizagem da língua inglesa.

A publicação conta, por exemplo, com matérias sobre os Jogos Olimpícos 2016, realizados no Rio de Janeiro, assim como as atividades promovidas sobre este tema nas escolas, além de curiosidades sobre os bairros em que as unidades educacionais estão localizadas.

“As crianças se envolveram muito. Estavam dispostas de fato a participar. Percebemos o interesse e o gosto em se envolverem. Isso ajuda, inclusive, a desmistificar a questão da aprendizagem do inglês”, comenta a diretora da EMEF 8 de Maio, Roseli Miglionini.

Educom – O projeto de Educomunicação na escola envolve 20 alunos, de 11 a 14 anos, que participam de atividades todas as quartas-feiras, em dois grupos distintos. Nos encontros, os estudantes aprendem a fazer entrevistas, produzir textos, gravar vídeos e, periodicamente, elaboram matérias sobre atividades da escola, como campeonatos, eventos, mostras culturais etc, para serem divulgadas no blog da escola.

Segundo Odair de Araújo, o projeto tem sido uma ótima experiência para os alunos terem acesso às novas linguagens e informações, ampliando seu conhecimento sobre o território, a cidade e o mundo. “São novos horizontes que agora eles conseguem ver”, destaca.

Para 2017, Odair e os gestores da EMEF 8 de Maio já têm vários planos e pretendem investir ainda mais no projeto de educomunicação, organizando uma equipe de Imprensa Jovem, estendendo as ações para os alunos dos primeiros anos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Convite em vermelho com título em caixa alta e imagem de uma bolsa de primeiros socorros, um bombeiro e os logos dos Bombeiros e da Prefeitura da Cidade de São Paulo - Educação

Palestra Primeiros Socorros

Publicado em: 28/03/2022 11h41 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Convites - Evento Março Mulher com a Palestra

Evento Março Mulher

Publicado em: 28/03/2022 11h37 - em Diretoria Regional de Educação Penha

estudantes da AEL se apresentam para rapper Cocão Avoz

AEL Walcyr Carrasco recebe rapper Cocão Avoz 

Publicado em: 25/03/2022 4h43 - em Academia Estudantil de Letras

Professora De Educação Infantil (1)

Prefeitura de SP promove evento para Mulheres Imigrantes

Publicado em: 25/03/2022 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa de mãos

SME e Mediapaz vão formar profissionais em educação não violenta

Publicado em: 25/03/2022 3h24 - em Gestão Democrática

1 262 263 264 265 266 1.493