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Primeiro dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Assista aos vídeos com os conteúdos completos das mesas de debates

Publicado em: 01/12/2016 15h21 | Atualizado em: 30/11/2020
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No primeiro dia do “Seminário Latino-Americano – Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Reflexões sobre o exercício da docência com os bebês e crianças pequenas”, educadores da Rede Municipal de Ensino e convidados de Institutos, Organizações nacionais e internacionais, Movimentos Sociais e de outras Secretarias participaram de mesas temáticas com gestores e educadores de referência no Brasil e na América Latina. Coordenado pela Divisão de Educação Infantil em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a ação, que ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, conta com cerca de 120 participantes.

Na abertura do seminário, Nádia Campeão, Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, juntamente com Ana Estela Haddad, Primeira-Dama e Coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa, Ednéia Oliveira, representante da UNESCO, Sueli Aparecida de Paula Mondini, Presidenta do Conselho Municipal de Educação, Ana Lúcia Sanches, Coordenadora da Coordenaria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Sonia Larrubia Valverde, Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da SME, falaram sobre a importância de pensar políticas públicas para a educação infantil que ampliem, além do acesso, a qualidade do atendimento e o desenvolvimento dos bebês e das crianças.

Nádia Campeão ressaltou a importância de uma cidade como São Paulo promover um encontro, em parceria com educadores e instituições internacionais, no qual o foco são as políticas para a primeira infância e as contribuições que uma Educação Infantil de qualidade oferecem ao processo de desenvolvimento social, fisiológico, afetivo e pedagógico.

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Na mesa “Políticas Públicas para a Educação Infantil: Breve panorama de países Latino-Americanos”, participaram com contribuições Rita Coelho, que coordenou a Coordenadoria Geral de Educação Infantil (COEDI), vinculada à Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), Irene Balaguer (Espanha), pedagoga e diretora da Revista Infância Latino-Americana, Marien Peggy Martinez (Paraguai), Diretora da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Vital Didonet, que foi coordenador de educação pré-escolar no MEC, consultor legislativo da Câmara dos Deputados, assessor na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e do Plano Nacional de Educação (PNE), além de representante dos Países do Mercosul na Organização Mundial para a Educação pré-escolar. De forma geral, as falas ressaltaram a importância dos órgãos centrais na promoção de políticas públicas de escuta e de gestão compartilhada com todos os envolvidos nos processos educativos, inclusive as crianças pequenas.

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A mesa que debateu o tema “Políticas Públicas para a Infância na Cidade de São Paulo” contou com a participação de Ana Estela Haddad. Ela apresentou as políticas públicas desenvolvidas para a infância paulistana, por meio do Programa São Paulo Carinhosa, e as articulações intersecretariais, principalmente nas áreas de Educação, Saúde e Cultura. Na sequência, a Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da SME, Sônia Larrubia, expôs o panorama da Educação Infantil na cidade, falando sobre as ações correntes e destacando os parques sonoros, os princípios da Pedagogia da Infância, o Currículo Integrador e os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, além dos documentos que norteiam a política de educação para bebês e crianças no município. Finalizando este momento esteve também a Professora Maria Malta Campos, que assessora a SME nos últimos anos e contribui para ações formativas na rede durante esta gestão. Sua fala teve como tema a Autoavaliação Institucional Participativa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RMESP).

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“O que é exercer a docência com bebês e crianças bem pequenas?” foi o tema da terceira mesa do seminário. Maribel Vergara Arboleda, da Colômbia, trouxe reflexões sobre como o educador deve cuidar e estimular a experiência do cuidado nas interações. Ela também comparou as crianças pequenas com estrangeiros, pois estão cotidianamente expostas a experiências novas. Shirley de Oliveira, Coordenadora do CEI Suzana Campos, apresentou experiências de sua unidade escolar e ressaltou a importância dos educadores possibilitarem o acesso a diversos materiais, brinquedos e experiências às crianças pequenas, além de estimularem a participação dos familiares no ambiente escolar. Maria Carmem Silveira Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, embasou sua fala em diversos estudos sobre docência. Enfatizou que não basta gostar de criança para ser educador e que é necessário, entre outras coisas, pesquisa, escuta, sensibilidade e planejamento.

Veja as galerias de fotos:

Galeria 1 – Manhã

Galeria 2 – Tarde

Mesa de Abertura e Mesa 1 – Políticas Públicas para a Educação Infantil: Breve panorama de países Latino-Americanos

  Mesa de abertura:
– Nádia Campeão – Vice- Prefeita e Secretária Municipal de Educação
– Ana Estela Haddad – Primeira-Dama e Coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa
– Ednéia Oliveira – Representante da UNESCO
– Sueli Aparecida de Paula Mondini – Presidenta do Conselho Municipal de Educação
– Ana Lúcia Sanches – Coordenadora da Coordenaria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação
– Sonia Larrubia Valverde – Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da SME

Mesa 1 – Políticas Públicas para a Educação Infantil: Breve panorama de países Latino-Americanos

Mediação da mesa: Nádia Campeão 
Participantes:
– Rita de Cássia Freitas Coelho – Brasil
– Irene Balaguer – Espanha
– Marien Peggy Martínez – Paraguai
– Vital Didonet – Países do Mercosul

Mesa 2 – Políticas Públicas para a Infância na Cidade de São Paulo

Mediação da mesa: Ana Lucia Sanches – Coordenadora – COPED/SME-SP
Participantes:
– Ana Estela Haddad – Coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa
– Sonia Larrubia Valverde – Diretora – DIEI/COPED/ SME-SP
– Maria Malta Campos – Assessora SME-SP/COPED-DIEI – Ação Educativa – Fundação Carlos Chagas

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