Notícias

Prefeitura garante mais de 92 mil refeições a estudantes da Rede Municipal durante recesso escolar

As atividades serão abertas e gratuitas, dirigidas às famílias, servidores e profissionais de outros setores interessados pelo debate das políticas públicas voltadas à primeira infância

Publicado em: 25/07/2022 17h54 | Atualizado em: 25/07/2022
Menina sentada em uma mesa fazendo uma refeição.

Para garantir a segurança alimentar dos estudantes, a Prefeitura de São Paulo ofereceu refeições diárias aos estudantes da Rede Municipal durante o período de recesso escolar, entre os dias 11 a 22 de julho. Elas foram servidas em 52 polos distribuídos pela capital onde ocorreu o Recreio nas Férias.

O Recreio nas Férias é um programa que esteve em sua 40ª edição e ofereceu atividades recreativas para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos. Ele foi realizado entre os dias 11 a 15 de julho em duas EMEFs, três CECIs, duas associações e 45 CEUs.

Todos os participantes, que incluíam estudantes da Rede Municipal e comunidade em geral, tiveram acesso a três refeições diárias, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde. Cerca de 9.563 estudantes foram atendidos e 47.812 mil refeições foram servidas.

No café da manhã e no lanche foram servidos pães com proteína, como queijo e carne, sucos e frutas. Para o almoço, o cardápio incluiu itens como carne bovina, carne suína, peixe, frango, ovos, legumes, verduras e frutas como sobremesa.

Como o Recreio nas Férias considera as necessidades das crianças e adolescentes, como o acesso à cultura, lazer, recreação lúdica/cultural, entre outras, durante as atividades de passeios externos foram fornecidos kits lanches, compostos por fruta, sucos individuais e pães com recheio.

Neste ano, pela primeira vez mesmo após o término do Recreio nas Férias, as refeições continuaram sendo servidas entre os dias 18 a 22 de julho nos mesmos polos em que foram realizados o programa. Durante este período, os polos de atendimento serviram 45.532 refeições.

Crianças e adolescentes que participaram das atividades e outros interessados da comunidade puderam voltar a esses polos para almoçar, e em seguida levar um kit de frutas para casa. 58.959 mil kits foram entregues.

“Garantir a alimentação das crianças durante o recesso é de extrema importância. Segundo o CadÚnico, mais de 415 mil estudantes da rede municipal estão em situação de maior vulnerabilidade. Deste número 328,2 mil se encontram em extrema pobreza. O fornecimento de merenda durante esse período ajudou a diminuir o impacto nas crianças”, afirma a secretária de Educação em exercício, Malde Vilas Bôas.

Volta às aulas

Nesta segunda-feira (25), as aulas regulares foram retomadas para mais de 1 milhão de alunos na Rede Municipal, junto com o fornecimento da merenda escolar. As unidades escolares ainda contarão com o trabalho das 3,6 mil Mães Guardiãs, que auxiliam na realização dos protocolos sanitários dentro das escolas da Rede Municipal.

três crianças de diferentes idades segurando um kit de frutas

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.434