Notícias

Prefeitura entrega Centro de Estudos de Línguas Paulistano no CEU Cidade Dutra

Iniciativa na Zona Sul oferece aulas de alemão por meio de uma parceria com o Goethe, um instituto cultural de âmbito internacional da Alemanha. Prefeito Ricardo Nunes também vistoriou obras no local

Publicado em: 25/04/2023 17h25 | Atualizado em: 25/04/2023

Menina está segurando uma placa onde está escrito "willkommen", ela está numa sala de aula e ao fundo pode-se ver outros estudantes.
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (25), no Centro Educacional Unificado (CEU) Cidade Dutra, na Zona Sul da capital, o Centro de Estudos de Línguas Paulistano (CELP). Iniciativa oferta aulas de alemão para crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Ao entregar a estrutura, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou que hoje a cidade conta com 34 polos do CELP, que oferecem cursos de alemão, espanhol, francês, japonês, inglês e italiano. “Esse evento simboliza duas ações importantes na área da Educação, que reverbera em tantas e tantas outras áreas na nossa vida. Podemos falar da reforma do CEU, fazendo toda a reestruturação. Temos 58 CEUs hoje, estamos com 26 em reforma, reformando tudo mesmo, com toda a reestruturação. Aqui mesmo, no CEU Cidade Dutra, são mais de R$ 7 milhões na reforma para deixar esse espaço, que é tão bonito e foi tão bem pensado, ainda melhor para os nossos alunos”, completou Nunes.

O objetivo dos CELPs é estimular o plurilinguismo, ou seja, criar meios para que crianças e adolescentes aprendam outros idiomas. Esse é um princípio importante para assegurar a diversidade linguística em todo o território paulistano. A sua implantação no ano de 2022 representa a potencialização do ensino-aprendizagem de idiomas como uma forma de acesso a outras culturas, à pesquisa ou ao mundo do trabalho.

“A aquisição de um segundo idioma é fundamental nos dias de hoje, independentemente da carreira profissional escolhida. Por isso, os CELPs têm esse importante papel de colaborar com a formação dos estudantes. Além disso, por meio dos cursos também é possível aprender sobre culturas e tradições de países diferentes, despertando o interesse e curiosidade de nossos alunos”, afirma o secretário de Educação, Fernando Padula.

A criação do CELP faz parte do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo. Por meio da meta 27, consolida-se a oferta de cursos de idiomas para os Estudantes da Rede Municipal do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio em todos os CEUs da cidade. Clique aqui e veja as unidades contempladas com a iniciativa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Oftalmológica

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425