Notícias
Prefeitura de SP festeja Dia Mundial da Alfabetização com entrega de duas novas unidades educacionais
Novas unidades na zona sul ampliam vagas, fortalecem aprendizagens e homenageiam legados da educação e da comunidade
Publicado em: 08/09/2025 14h56 | Atualizado em: 08/09/2025
Em comemoração do “Dia Mundial da Alfabetização”, a Prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira (08) duas unidades educacionais, reforçando o seu compromisso como uma cidade educadora. São elas: o CEI Mariah Muniz Almeida e o novo prédio da EMEF Lourival Brandão dos Santos, ambos na zona sul. Em comum, os prédios apresentam soluções sustentáveis e infraestrutura completa para garantir o pleno desenvolvimento e aprendizagens dos estudantes.
O CEI Mariah Muniz de Almeida tem capacidade para atender cerca de 154 bebês e crianças de 0 a 3 anos em período integral com cinco refeições diárias, além de vivências orientadas pelo “Currículo da Cidade – Educação Infantil”. Com salas de minigrupo, berçários, salas de banho e troca, lactário, refeitório, brinquedoteca, além de solário e parque na área externa, o CEI teve um investimento de mais de R$ 9 milhões.
Já a EMEF Lourival Brandão dos Santos ganhou um novo prédio mais amplo e com capacidade para atender cerca de 465 estudantes do Ensino Fundamental. A unidade conta com laboratório, sala de informática, biblioteca, sala de professores, cozinha, refeitório, além de uma quadra poliesportiva. Toda a infraestrutura pensada para garantia das aprendizagens dos estudantes. Somando mais de R$ 9 milhões investidos.
As duas unidades seguem todos os critérios de acessibilidade para atender toda a comunidade escolar com conforto e segurança. Contam também com soluções sustentáveis que promovem economia de recursos como placas solares para aquecimento de água e sistema de água de reuso para aproveitamento de águas pluviais para bacias sanitárias e limpeza de áreas externas. Características que marcam o padrão de qualidade das últimas unidades educacionais entregues.
Com isso, a Prefeitura de SP alcança a marca de 44 unidades educacionais entregues desde 2023 em todas as regiões da cidade, sendo 26 Centros de Educação Infantil (CEIs), 3 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), 8 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), 4 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 3 Centros Educacionais Unificados (CEUs) — Rei Pelé, Papa Francisco e Padre Ticão. Somente neste ano foram 16 novas unidades.
“Nessa data que celebramos mundialmente a importância do direito a alfabetização temos muitos motivos para celebrar: estamos entregando duas novas unidades com padrão de excelência: um CEI que garante estímulos e vivências que constroem as bases para o processo de alfabetização. E uma EMEF com professores empenhadas para alfabetizar os estudantes e garantir os direitos de aprendizagem”, destacou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.
Homenagens em dobro
As duas unidades levam nomes que carregam importantes legados para as novas gerações. Mariah Muniz Almeida (1938–2024) foi uma educadora dedicada, com mais de 35 anos de contribuição ao ensino público no Brasil. Licenciada em Pedagogia, lecionou sempre com paixão, paciência e profundo comprometimento com a formação de seus alunos.
Na Prefeitura de São Paulo, iniciou como professora substituta na Escola Prof. Afrânio de Mello Franco, no Jardim Clipper, como professora efetiva, ingressou na Escola Prof.ª Elisa Raquel, no Jardim Campinas. Também retornou a Escola Prof. Afrânio de Mello Franco, além de lecionar para turmas de 1º ao 4º ano, também foi Assistente de Diretor e se dedicou aos projetos da unidade, ajudando a criar a Fanfarra, permanecendo no cargo até a sua aposentadoria.
Já Lourival Brandão dos Santos dedicou parte de sua vida à comunidade do Jardim Reimberg, participando de trabalhos assistenciais com a população carente, organizando bazares e campanhas para arrecadar roupas, alimentos e remédios. Também colaborou efetivamente nos movimentos de pavimentação, iluminação e saneamento básico da região. Seu legado ilustre na região inspirou a nomeação da unidade.
Confira registros das entregas:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente
Bom de Prova
Engajamento de estudantes e gestores é essencial para o sucesso do Saeb
Secretaria Municipal de Educação
CEU Sapopemba recebe formação sobre prevenção e proteção escolar
CEU e COCEU
Últimos dias para se inscrever no 12º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEF Modesto Scagliussi realiza projeto "Inventário das Árvores do Modesto" para engajar estudantes na agenda climática
Relacionadas
Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças
Publicado em: 24/10/2025 6h09 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente
Publicado em: 24/10/2025 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Engajamento de estudantes e gestores é essencial para o sucesso do Saeb
Publicado em: 24/10/2025 10h00 - em Bom de Prova
CEU Sapopemba recebe formação sobre prevenção e proteção escolar
Publicado em: 23/10/2025 3h31 - em Secretaria Municipal de Educação
Últimos dias para se inscrever no 12º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 22/10/2025 5h28 - em CEU e COCEU










