Notícias

Prefeitura de SP está com matrículas abertas para a EJA – 2024

Cadastros podem ser feitos nas escolas durante o ano todo

Publicado em: 31/01/2024 15h32 | Atualizado em: 31/01/2024
Foto de 4 estudantes jovens e adultos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SME, está com matrículas abertas para aqueles que estejam interessados em retomar os estudos no Ensino Fundamental. Durante todo o ano letivo é possível realizar a matrícula para frequentar uma das modalidades da EJA, basta comparecer à secretaria da unidade educacional mais próxima.

A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade da Educação Básica destinada aos jovens, adultos e idosos, com 15 anos completos ou mais, que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental (1° ao 9° anos) e, atualmente, disponibiliza 5 formas de atendimento, em diversos horários:

  • EJA Regular: oferecida nas escolas da Rede Municipal de Ensino, durante o período noturno, das 19h00 às 23h00 (período de 4 horas).
  • Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA: funciona nos períodos da manhã, tarde e noite, com um horário obrigatório de aulas presenciais de 2 horas e 15 minutos por dia.
  • EJA Modular: oferecida à noite, com aulas presenciais obrigatórias de 2 horas e 15 minutos por dia.
  • Movimento de Alfabetização de São Paulo – MOVA-SP: oferecido em unidades conveniadas, com turmas de alfabetização, em espaços não escolares. As aulas ocorrem nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a quinta-feira, com a duração de 2 horas e 15 minutos.
  • Centro Municipal de Capacitação e Treinamento – CMCT: oferece cursos profissionalizantes de curta duração, em duas unidades em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo.

Para ser feita a matrícula, o(a) estudante deve ter em mãos o RG (original e cópia), CPF, comprovante de endereço (original e cópia), comprovante de escolaridade (histórico escolar ou declaração de transferência emitida pela escola de origem, se houver).

As matrículas podem ser realizadas nas próprias Unidades Educacionais, durante o ano todo, a todos que queiram iniciar, dar continuidade ou concluir o Ensino Fundamental.

Caso o(a) interessado(a) não possua os documentos no ato da matrícula, ele pode levá-los à secretaria da escola após o momento da inscrição.

A Rede Municipal de Ensino de São Paulo também atende o Programa Transcidadania, em parceria com as Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC, com o objetivo de promover a reintegração social e o resgate da cidadania para travestis, mulheres transexuais e homens trans em situação de vulnerabilidade. O programa conta, hoje, com 810 vagas, pagamento de auxílio mensal de R$ 1.482,00 por até dois anos, com a obrigatoriedade de se matricular nos ensinos fundamental e médio, além da possibilidade de frequentar cursos de qualificação profissional e participar de atividades diversas, como palestras e seminários.

Acesse aqui e conheça mais sobre a EJA

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.672