Notícias
Práticas inclusivas nas aulas de Educação Física na CEU EMEF Parque Anhanguera
Professor de Educação Física busca envolver os estudantes em práticas pedagógicas que propiciam o entendimento das diferenças
Publicado em: 05/10/2018 15h51 | Atualizado em: 30/11/2020Desde o início deste ano letivo, o Professor de Educação Física Fernando Toledo Cardoso realiza práticas inclusivas com 20 estudantes com deficiência, com idade entre 6 e 14 anos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Anhanguera.
Com o objetivo de sensibilizar e envolver os estudantes em práticas pedagógicas que propiciem o entendimento das diferenças humanas, possibilitando ações em conjunto com os demais componentes curriculares que estimulassem a autonomia e a independência dos estudantes, foram desenvolvidas as seguintes iniciativas:
Futsal Inclusivo – Participação de estudantes com paralisia cerebral, utilizando cadeira de rodas.
Voleibol Inclusivo – Estudantes com paralisia cerebral aprendem os fundamentos do voleibol, enfatizando os fundamentos básicos do esporte: arremesso, recepção e passe.
Dança Inclusiva – Professor realiza movimentos de dança com aluna com paralisia cerebral.
Jogos e Brincadeiras – Promoção de diversas brincadeiras com os educandos para trabalhar o aspecto lúdico.
Parquinho Inclusivo – Estudantes com paralisia cerebral realizam atividades como descer pelo escorregador e brincar com a gangorra.
Neste trabalho, foram feitas adaptações e flexibilizações das práticas, quando necessárias, por meio de estratégias previamente planejadas e construídas com o corpo docente. Também foram realizadas parcerias com associações que trabalham com pessoas com deficiência, como o “Projeto Criando Asas”, para a realização de um circuito de habilidades motoras adaptado.
O Professor Fernando já havia trabalhado na Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM), onde ministrou aulas para pessoas com deficiência. “Foi lá que adquiri a experiência que possuo hoje. Sempre sonhei com um mundo inclusivo, onde a pessoa com deficiência fosse respeitada em suas potencialidades, com um olhar acolhedor em respeito à diversidade. Quero criar possibilidades e vivências aos meus alunos para que eles sejam felizes”, conta Fernando.
Além de envolver os estudantes em práticas que ressaltam o respeito ao próximo, o trabalho transversal, em conjunto com os professores dos demais componentes curriculares, foi efetuado com o objetivo de discutir e possibilitar situações de aprendizagens significativas.
“Progredimos com trabalhos para fortalecer esses vínculos, com um projeto político-pedagógico que prioriza a diversidade, ressaltando as potencialidades de todos os estudantes. A partir desse ponto, trouxe essa base para minhas aulas, visando sempre destacar a importância de aulas práticas inclusivas e dinâmicas”, observa o professor. “Os esportes adaptados contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento dos estudantes, que podem participar de práticas dinâmica, nas quais aprendem a cooperar e socializar”, finaliza.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga novos critérios para pagamento do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)
Alimentação Escolar
SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp
Secretaria Municipal de Educação
"Ainda Estou Aqui" terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade
Saúde Escolar
Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo
Relacionadas

Prefeitura de São Paulo anuncia projeto piloto para reforçar ações de proteção escolar na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 05/02/2025 4h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Mais de 1 milhão de estudantes retornam para as aulas na Rede Municipal nesta quarta-feira (05)
Publicado em: 05/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Mais aprovados nos concursos de ATE e PEI são convocados
Publicado em: 04/02/2025 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

SME divulga Tabela de Temporalidade de Documentos para a Educação
Publicado em: 04/02/2025 3h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação divulga orientações sobre restrição de uso celulares nas unidades educacionais
Publicado em: 04/02/2025 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação