Notícias

Práticas de escolas municipais destacadas no Prêmio Territórios são apresentadas em publicação lançada em parceria com Instituto Tomie Ohtake

Educadores e especialistas falam sobre educação integral e a relação escola-território em três lives promovidas pelo Instituto

Publicado em: 20/07/2020 17h44 | Atualizado em: 30/11/2020
Banner com o texto Prêmio Territórios

Nos dias 21, 28 de julho e 4 de agosto, às 16h, o Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), promoverá lives que marcam o lançamento da publicação “Prêmio Territórios – ideias sobre educação integral e a relação escola-território”, que discute o papel da educação integral e sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. Práticas de escolas municipais da cidade de São Paulo fazem parte do conteúdo desta publicação.

O Prêmio Territórios é realizado pelo Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com patrocínio da Estácio e da Uber. Desde 2016, mapeia e reconhece os projetos escolares que, a partir da concepção de uma educação integral, criem vínculos com os territórios da cidade de São Paulo nos processos de aprendizagem dos estudantes das escolas municipais.

A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios na formação de educadores ao longo de seus quatro anos, convida profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes.

Participam da publicação: Beatriz Goulart, Bernardo Toro, Dayana Araújo, Felipe Arruda, Grupo Contrafilé, Helena Singer, Javier Palop Sancho, Macaé Evaristo, Maria Antônia Goulart, Marieta Colucci, Muniz Sodré, Natacha Costa, Natame Diniz, Pilar Lacerda, Raiana Ribeiro, Ricardo Ohtake, além da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de professores e estudantes selecionados pelo Prêmio Territórios.

A publicação pode ser baixada gratuitamente pelo link: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br

Lançamento online – serão feitas três conversas em formato de lives sobre temáticas norteadoras desse material: Democracia, Educação Integral e Território. Transmissões serão exibidas no Youtube do Instituto Tomie Ohtake.

CALENDÁRIO DAS LIVES

LIVE 1 – 21/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Macaé Evaristo, Pilar Lacerda e Ricardo Ohtake

Participação especial: Bernardo Toro

 

LIVE 2 – 28/JUL (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Helena Singer, Natacha Costa e Elayne Lacerda (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)

Participação especial: Tania Uehara (professora do CEU Alvarenga)

 

LIVE 3 – 4/AGO (terça-feira) – 16h às 18h

Convidados: Beatriz Goulart, Maria Antônia Goulart e André Gravatá

Participação especial: Coletivo Contrafilé

 

Sobre o Prêmio Territórios – Voltado a escolas e professores da rede pública municipal de São Paulo, o Prêmio Territórios busca dar visibilidade a projetos escolares que explorem as diversas potencialidades da cidade, promovendo ações que aconteçam intra e/ou extramuros, que sejam exemplares na perspectiva de uma educação integral e que tenham a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

Já foram premiados 40 projetos em todas as regiões de São Paulo, e cada um deles conta com um documentário que é possível assistir pelo link: http://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/resultados/

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

DRE Campo Limpo oferece Curso Optativo: ‘’Linguagens Digitais no Ensino Fundamental’’

DRE Campo Limpo oferece Curso Optativo: ‘’Linguagens Digitais no Ensino Fundamental’’

Publicado em: 07/03/2016 11h31 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

“Da Vinci

“Da Vinci, Maquiavel e Eu” no CEU Inácio Monteiro

Publicado em: 07/03/2016 9h42 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Em março
Combate ao Aedes aegypti no CEU Jaçanã

Combate ao Aedes aegypti no CEU Jaçanã

Publicado em: 07/03/2016 9h34 - em CEU e COCEU

CEU Cidade Dutra recebe Encontro de Construção dos Direitos de Aprendizagem
1 1.348 1.349 1.350 1.351 1.352 1.476