Notícias
Práticas de escolas municipais destacadas no Prêmio Territórios são apresentadas em publicação lançada em parceria com Instituto Tomie Ohtake
Educadores e especialistas falam sobre educação integral e a relação escola-território em três lives promovidas pelo Instituto
Publicado em: 20/07/2020 17h44 | Atualizado em: 30/11/2020Nos dias 21, 28 de julho e 4 de agosto, às 16h, o Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), promoverá lives que marcam o lançamento da publicação “Prêmio Territórios – ideias sobre educação integral e a relação escola-território”, que discute o papel da educação integral e sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática. Práticas de escolas municipais da cidade de São Paulo fazem parte do conteúdo desta publicação.
O Prêmio Territórios é realizado pelo Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com patrocínio da Estácio e da Uber. Desde 2016, mapeia e reconhece os projetos escolares que, a partir da concepção de uma educação integral, criem vínculos com os territórios da cidade de São Paulo nos processos de aprendizagem dos estudantes das escolas municipais.
A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios na formação de educadores ao longo de seus quatro anos, convida profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes.
Participam da publicação: Beatriz Goulart, Bernardo Toro, Dayana Araújo, Felipe Arruda, Grupo Contrafilé, Helena Singer, Javier Palop Sancho, Macaé Evaristo, Maria Antônia Goulart, Marieta Colucci, Muniz Sodré, Natacha Costa, Natame Diniz, Pilar Lacerda, Raiana Ribeiro, Ricardo Ohtake, além da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de professores e estudantes selecionados pelo Prêmio Territórios.
A publicação pode ser baixada gratuitamente pelo link: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br
Lançamento online – serão feitas três conversas em formato de lives sobre temáticas norteadoras desse material: Democracia, Educação Integral e Território. Transmissões serão exibidas no Youtube do Instituto Tomie Ohtake.
CALENDÁRIO DAS LIVES
LIVE 1 – 21/JUL (terça-feira) – 16h às 18h
Convidados: Macaé Evaristo, Pilar Lacerda e Ricardo Ohtake
Participação especial: Bernardo Toro
LIVE 2 – 28/JUL (terça-feira) – 16h às 18h
Convidados: Helena Singer, Natacha Costa e Elayne Lacerda (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
Participação especial: Tania Uehara (professora do CEU Alvarenga)
LIVE 3 – 4/AGO (terça-feira) – 16h às 18h
Convidados: Beatriz Goulart, Maria Antônia Goulart e André Gravatá
Participação especial: Coletivo Contrafilé
Sobre o Prêmio Territórios – Voltado a escolas e professores da rede pública municipal de São Paulo, o Prêmio Territórios busca dar visibilidade a projetos escolares que explorem as diversas potencialidades da cidade, promovendo ações que aconteçam intra e/ou extramuros, que sejam exemplares na perspectiva de uma educação integral e que tenham a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.
Já foram premiados 40 projetos em todas as regiões de São Paulo, e cada um deles conta com um documentário que é possível assistir pelo link: http://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/resultados/
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEUs estão com programação especial nas bibliotecas
Educomunicação
PodConversar: Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação lança série de podcasts em parceria com o G20 Brasil
Secretaria Municipal de Educação
Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS
CEU e COCEU
SME promove encontro formativo online que discute a democracia na escola e a ideia de participação
Relacionadas
A Educação do Educador: as narrativas e brincadeiras infantis como experiência de formação
Publicado em: 23/05/2016 2h26 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Plateia SME – edição de 20 de maio
Publicado em: 20/05/2016 5h04 - em CEU e COCEU
Planejamento e Documentação Pedagógica, sob o olhar das relações étnico-raciais e do brincar
Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Cerimônia de denominação da EMEI Profa. Rosilda Silvio Souza
Publicado em: 20/05/2016 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Virada Cultural nos CEUs 2016
Publicado em: 20/05/2016 4h19 - em CEU e COCEU