Notícias

Poetas do Slam da Norte se apresentam no Tamandaré

Grupo abriu a 3ª edição do Slam da EMEF Tamandaré esbanjando talento e simpatia

Publicado em: 29/08/2018 17h14 | Atualizado em: 30/11/2020

slam_norte_tamandare_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela Rádio Calafrio (Equipe de Imprensa Jovem da EMEF Almirante Tamandaré)

Lugar de mulher é… no palco! Na manhã do dia 22 de agosto, os alunos do sexto ao nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, participaram de um bate-papo com as poetas e idealizadoras do Slam da Norte Viic Oliveira, Ingrid Martins e Yara Alves. Agitou também a platéia o poeta Igor Chico.

Formado em 2016, o Slam da Norte é uma batalha de poesia falada que acontece toda terceira sexta-feira do mês, sempre em algum local da Zona Norte de São Paulo, a fim de disseminar o movimento “slamer” nessa região da cidade. O principal objetivo dessa poesia é divulgar e praticar a poesia autoral nas periferias, incentivando a produção literária.

E como a poesia Slam é rima, voz e atitude, é claro que o trio não ficou só na conversa com os alunos! Viic, Ingrid e Yara promoveram uma pequena batalha entre os alunos e declamaram algumas poesias com temas atuais como preconceitos racial, cultural e social, machismo, violência etc.

O evento foi organizado pela professora Carolina Cortinove, responsável pela terceira edição do campeonato de Slam da escola. “A ideia foi incentivar e inspirar os estudantes a começarem o processo de escrita de seus próprios textos para que no final do mês de setembro seja possível fazer o nosso slam”, explicou a professora Carolina.

Em entrevista ao repórter Ricardo Prates Altafini, da Imprensa Jovem Rádio Calafrio, Ingrid Martins disse que há muito preconceito contra as mulheres. “As mulheres sofrem machismo em qualquer lugar, no Slam talvez seja um pouco menos, mas ainda assim ele acontece”, afirmou Ingrid.

A poeta ainda deixou uma “lição de casa” para os alunos. “Se você não escreve, passe a escrever, passe a ler, porque a leitura ajuda na escrita, e compartilhe com alguém, sentimentos compartilhados fazem com que a gente fique mais forte”, alertou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Rede Municipal amplia quadro de profissionais e fortalece atendimento especializado

Rede Municipal amplia quadro de profissionais e fortalece atendimento especializado

Publicado em: 21/08/2026 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo quadriculado e o texto

Dia D de Multivacinação: trabalhadores da Educação podem se vacinar neste sábado

Publicado em: 21/08/2026 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem horizontal com fundo azul texturizado e elementos geométricos em tons de azul, verde-azulado e branco. No canto superior esquerdo, aparece a identificação da EMFORPEF – Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação do Futuro. Ao centro, sobre uma faixa verde-azulada, está o texto em branco: “Formação para Supervisores de Estágio”. Na parte inferior, há formas geométricas arredondadas em diferentes tamanhos e cores, compondo a identidade visual da arte.

Formação para Supervisores de Estágio abre 390 vagas na Rede Municipal 

Publicado em: 20/08/2026 6h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Tamanho Site (48)

SME realiza nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação e Professor de Educação Infantil

Publicado em: 20/08/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (47)

SME apoia escolas no planejamento de atividades para reposição de dias letivos

Publicado em: 20/08/2026 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.691