Notícias

Plano Municipal de Educação – Meta 1

Saiba mais sobre a meta que trata sobre a ampliação do investimento público em Educação

Publicado em: 28/03/2016 18h27 | Atualizado em: 04/05/2021

O financiamento da Educação municipal, que já possui destaque nacional ao destinar 31% do total de impostos e repasses para a Educação, avança ainda mais com a Meta 1 do Plano Municipal de Educação, que amplia para 33% o investimento público na manutenção e desenvolvimento do ensino e da educação inclusiva.

Entre as estratégias para o cumprimento da meta está a implantação do Custo Aluno Qualidade Inicial – CAQi, no prazo de dois anos de vigência do plano, que será calculado com base nos insumos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem, referenciado no conjunto de padrões mínimos estabelecidos na legislação educacional e reajustado progressivamente até a implementação plena do Custo Aluno Qualidade – CAQ, previsto para ser definido no prazo de três anos.

O CAQ servirá como parâmetro para o financiamento da Educação em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, a partir do cálculo e do acompanhamento regular dos indicadores de gastos e investimentos educacionais em qualificação e remuneração do pessoal docente e dos demais profissionais da Educação pública.

As estratégias para o alcance da meta ainda incluem o destino de parcela da participação no resultado ou compensação financeira pela exploração de petróleo, gás natural e outros recursos para a manutenção e desenvolvimento do ensino, com a finalidade de cumprimento da meta prevista no inciso VI do caput do Art. 214 da Constituição Federal e o fortalecimento de mecanismos e instrumentos que assegurem a transparência e o controle social na utilização dos recursos públicos aplicados em Educação.

“Ampliar os recursos para a educação significa acreditar que esse é o melhor caminho para dar oportunidade a todos. São Paulo entra para a história ao destinar 1/3 dos recursos do orçamento para a educação”, afirma o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita.

Clique aqui e saiba mais sobre o Plano Municipal de Educação de São Paulo. 

Veja mais destaques do PME

Redução do número de alunos por sala e valorização do profissional do magistério público

Universalização da Educação Infantil

Educação Integral

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas mãos manuseando um tablet.

Prazo para participação na construção da Política de Formação é prorrogado

Publicado em: 29/09/2026 1h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de três jovenes ao palco. Ao fundo, uma projeção com o logotipo da 2ª Edicação da Festali.

2ª Festali celebra literatura negra e periférica em São Paulo

Publicado em: 29/09/2026 12h28 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Fotografia do palco com quatro pessoas sentadas em dois sofás: são três mulheres e um menino. Ao fundo, o texto

Seminário promove diálogo sobre educação especial inclusiva na Rede Municipal

Publicado em: 29/09/2026 12h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de 4 mulheres ao palco. Uma está em pé e fala ao microfone e as outras três estão sentadas à mesa.
Fotografia de uma piscina em um centro educacional. Na área da piscina, um grupo de adultos está dentro da água, participando de uma atividade orientada por um profissional que está de pé na borda. Ao redor, há materiais coloridos utilizados na atividade. Ao fundo, é possível ver o complexo educacional, com vários andares, áreas abertas e uma segunda piscina.
«1 2 3 … 1.703