Notícias

Plano Municipal de Educação – Meta 1

Saiba mais sobre a meta que trata sobre a ampliação do investimento público em Educação

Publicado em: 28/03/2016 18h27 | Atualizado em: 04/05/2021

O financiamento da Educação municipal, que já possui destaque nacional ao destinar 31% do total de impostos e repasses para a Educação, avança ainda mais com a Meta 1 do Plano Municipal de Educação, que amplia para 33% o investimento público na manutenção e desenvolvimento do ensino e da educação inclusiva.

Entre as estratégias para o cumprimento da meta está a implantação do Custo Aluno Qualidade Inicial – CAQi, no prazo de dois anos de vigência do plano, que será calculado com base nos insumos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem, referenciado no conjunto de padrões mínimos estabelecidos na legislação educacional e reajustado progressivamente até a implementação plena do Custo Aluno Qualidade – CAQ, previsto para ser definido no prazo de três anos.

O CAQ servirá como parâmetro para o financiamento da Educação em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, a partir do cálculo e do acompanhamento regular dos indicadores de gastos e investimentos educacionais em qualificação e remuneração do pessoal docente e dos demais profissionais da Educação pública.

As estratégias para o alcance da meta ainda incluem o destino de parcela da participação no resultado ou compensação financeira pela exploração de petróleo, gás natural e outros recursos para a manutenção e desenvolvimento do ensino, com a finalidade de cumprimento da meta prevista no inciso VI do caput do Art. 214 da Constituição Federal e o fortalecimento de mecanismos e instrumentos que assegurem a transparência e o controle social na utilização dos recursos públicos aplicados em Educação.

“Ampliar os recursos para a educação significa acreditar que esse é o melhor caminho para dar oportunidade a todos. São Paulo entra para a história ao destinar 1/3 dos recursos do orçamento para a educação”, afirma o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita.

Clique aqui e saiba mais sobre o Plano Municipal de Educação de São Paulo. 

Veja mais destaques do PME

Redução do número de alunos por sala e valorização do profissional do magistério público

Universalização da Educação Infantil

Educação Integral

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Parede azul com cartazes sobre a prevenção da violência contra a mulher.

EMEF Perimetral promove campanha de prevenção à violência com participação dos estudantes

Publicado em: 07/10/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Grupo de mulheres reunidas em um auditório para registro fotográfico. Elas estão posicionadas em duas fileiras e sorriem para a câmera. Ao fundo, há uma tela de projeção com informações sobre a missão técnica entre São Paulo e Braga, em Portugal.

SME promove Missão Técnica Internacional entre São Paulo e Braga 

Publicado em: 06/10/2026 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Auditório com diversas pessoas sentadas em cadeiras, acompanhando uma apresentação. Ao fundo, uma mulher fala ao microfone em frente a uma tela de projeção com informações sobre Ouvidoria. Ao lado da tela, há um computador e outros equipamentos utilizados durante a apresentação.

SME promove formação da Rede de Pontos Focais de Ouvidoria

Publicado em: 06/10/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (82)
Fotografia de um estudante fazendo sinal de joia com o polegar e segurando cadernos e livros. Ele usa uniforme da Prefeitura de São Paulo.

Rematrícula para 2027: processos iniciarão a partir de 26 de outubro 

Publicado em: 01/10/2026 8h01 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 … 1.704