Notícias

Performance “Poderia Ser Eu” é apresentada aos professores e gestores da EMEF Constelação do Índio

Apresentação de alunos tem como objetivo tratar de racismo e suas diferentes vertentes

Publicado em: 25/09/2019 15h43 | Atualizado em: 30/11/2020

poderiasereu2_740x430.jpg

No início de setembro, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Marina Melander Coutinho, apresentaram sua pesquisa do TCA (Trabalho Colaborativo Autoral) na EMEF Constelação do Índio. A pesquisa teve como objetivo final, demonstrar cenas do cotidiano que envolvem racismo cultural. Acompanhados da professora de Artes, Camila Nunes, orientadora da pesquisa intitulada “Apropriação cultural, o racismo e a escola”, o grupo participou da JEIF (Jornada Especial Integral de Formação) dos professores.

O convite partiu da professora de Artes da EMEF Constelação do Índio, Tatiana Novais, entendendo a importância, segundo suas palavras, “da articulação e intercâmbio entre escola, alunos e professores, para trazer como temática de debate assuntos presentes nas conversas dos jovens estudantes”. Para a viabilização do encontro houve também o empenho da equipe gestora.

Após a apresentação de “Poderia ser eu”, houve um bate-papo dos estudantes com os professores, no qual puderam falar do andamento do trabalho e no caso dos professores foi oportunizado contarem a sua história como estudante e docente, narrando vivências relacionadas ao racismo no espaço escolar.

O percurso da pesquisa se deu, até o momento, com o entendimento do conceito de apropriação cultural, quais as suas relações com o racismo, qual a definição de racismo estrutural e o que a escola tem a dizer sobre este assunto. Por fim, o grupo apresentará possibilidades de planos de aula para abordar o assunto

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Rap

Rap, Hip-Hop e Black Music agitam o CEU Parque São Carlos

Publicado em: 13/11/2015 3h21 - em CEU e COCEU

CEU Alvarenga completa 12 anos

CEU Alvarenga completa 12 anos

Publicado em: 13/11/2015 3h20 - em CEU e COCEU

Seminário Políticas Afirmativas na Cidade de São Paulo – Experiências e Desafios
Voucher Educador

Voucher Educador

Publicado em: 13/11/2015 12h41 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Gestão e Construção de uma Cultura Educação Inclusiva

Gestão e Construção de uma Cultura Educação Inclusiva

Publicado em: 12/11/2015 12h09 - em Educação Especial

1 1.421 1.422 1.423 1.424 1.425 1.465