Notícias
Percepções da paisagem: transformações geográficas
Mudanças e permanências no bairro
Publicado em: 06/07/2017 12h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Os alunos dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Teotônio Vilela, que fica no Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, participaram, no primeiro semestre, do projeto “Percepções da Paisagem”, coordenado pelo professor de Geografia Bruno Cyriaco.
O projeto teve o intuito de tornar o estudo sobre o espaço geográfico mais próximo da realidade dos alunos, tornando-os mais atentos e preparados para emitirem opiniões e sugestões a respeito do tema.
“Em sala de aula, discutimos sobre como é feita a definição do espaço geográfico, quem o produz e reproduz, de quem é a responsabilidade do espaço que ocupamos” disse o professor Bruno, explicando que os estudantes também aprenderam a diferenciar os elementos e os planos da paisagem, praticando uma técnica cartográfica rudimentar na representação da paisagem, o croqui.
Além do produto final, que é a observação de mudanças e permanências na paisagem, esse exercício possibilitou ao estudante criar, “exercitar” o raciocínio abstrato e a concentração no objeto a ser representado graficamente. “O bairro serviu como objeto de estudo para a observação dos alunos, ou seja, utilizamos o território como objeto do processo educativo”, observou Bruno.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente
Bom de Prova
Engajamento de estudantes e gestores é essencial para o sucesso do Saeb
Secretaria Municipal de Educação
CEU Sapopemba recebe formação sobre prevenção e proteção escolar
CEU e COCEU
Últimos dias para se inscrever no 12º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEF Modesto Scagliussi realiza projeto "Inventário das Árvores do Modesto" para engajar estudantes na agenda climática
Relacionadas
Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano
Publicado em: 04/04/2016 3h51 - em CEU e COCEU
Reflexões sobre o exercício da docência com os bebês
Publicado em: 04/04/2016 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Lourenço Filho promove semana de conscientização sobre o autismo
Publicado em: 04/04/2016 3h39 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
CIEJA Itaquera abre processo seletivo para professor
Publicado em: 04/04/2016 12h17 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
I Seminário de Educação Integral em Tempo Integral
Publicado em: 04/04/2016 11h31 - em Ensino Fundamental e Médio