Notícias
Percepções da paisagem: transformações geográficas
Mudanças e permanências no bairro
Publicado em: 06/07/2017 12h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Os alunos dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Teotônio Vilela, que fica no Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, participaram, no primeiro semestre, do projeto “Percepções da Paisagem”, coordenado pelo professor de Geografia Bruno Cyriaco.
O projeto teve o intuito de tornar o estudo sobre o espaço geográfico mais próximo da realidade dos alunos, tornando-os mais atentos e preparados para emitirem opiniões e sugestões a respeito do tema.
“Em sala de aula, discutimos sobre como é feita a definição do espaço geográfico, quem o produz e reproduz, de quem é a responsabilidade do espaço que ocupamos” disse o professor Bruno, explicando que os estudantes também aprenderam a diferenciar os elementos e os planos da paisagem, praticando uma técnica cartográfica rudimentar na representação da paisagem, o croqui.
Além do produto final, que é a observação de mudanças e permanências na paisagem, esse exercício possibilitou ao estudante criar, “exercitar” o raciocínio abstrato e a concentração no objeto a ser representado graficamente. “O bairro serviu como objeto de estudo para a observação dos alunos, ou seja, utilizamos o território como objeto do processo educativo”, observou Bruno.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade
Secretaria Municipal de Educação
Maestro João Carlos Martins surpreende e toca no piano da Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno
Secretaria Municipal de Educação
Artigo do secretário Fernando Padula destaca benefícios das parcerias publico-privadas na Educação
Secretaria Municipal de Educação
Educateca: SME divulga acervo com matérias do Programa Boas Práticas Escolares da TV Cultura
Diretoria Regional de Educação Butantã
Revista Imprensa Jovem chega à 9ª edição com o tema mudanças climáticas
Relacionadas

Prefeitura de São Paulo apresenta o Programa São Paulo Integral
Publicado em: 09/03/2016 12h04 - em São Paulo Integral

Primeiras práticas do Programa São Paulo Integral
Publicado em: 09/03/2016 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Primeiro Seminário de Educação Integral
Publicado em: 09/03/2016 11h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cultura Maker e Aprendizagem por Solução de Problemas
Publicado em: 08/03/2016 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Março Mulher 2016
Publicado em: 08/03/2016 2h18 - em CEU e COCEU