Parceria entre Prefeitura de São Paulo e SESI vai atender cerca de 10 mil crianças e jovens com atividades de esporte e danças

Iniciativa será em seis CEUs e oferecerá dez modalidades esportivas

Publicado em: 07/05/2024 17h04 | Atualizado em: 07/05/2024
Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciou nesta terça-feira (07) a parceria com o SESI-SP para o Programa Desenvolvimento Integral no Contraturno (SESI Esporte) que vai oferecer aulas de esporte e danças nos CEUs Parelheiros, Vila do Sol, Jardim Paulistano, Navegantes, Campo Limpo e Anhanguera. O objetivo é ampliar as atividades esportivas e culturais promovendo o desenvolvimento integral e a integração social dos estudantes e de toda a comunidade nas atividades de contraturno.

A cerimônia de lançamento aconteceu no CEU Navegantes com a presença do Prefeito Ricardo Nunes acompanhado do Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, e dos representantes do SESI: Jefferson Sakai, Gerente de Qualidade de Vida, e André Avallone, Supervisor de Esportes. “Os CEUs são espaços que promovem práticas esportivas para toda a comunidade e essa parceria vai nos ajudar a ampliar as modalidades esportivas que trazem inúmeros benefícios como qualidade de vida, saúde, integração, diálogo, disciplina, além de novas oportunidades para nossas crianças e jovens”, destacou Padula.

As modalidades serão Skate, Badminton, Karatê, Basquete, Judô, Tênis de Mesa, Ginástica Artística, Handebol e Wrestling também chamada de luta olímpica, considerada o esporte de combate mais antigo do mundo, além de Dança. As aulas serão com a metodologia do SESI em parceria com os Núcleos de Esporte e Lazer dos CEUs que acompanharão todo o desenvolvimento das práticas. Serão conduzidas por professores de atendimento esportivo e instrutores de dança. O programa conta também com um Orientador de Promoção à Saúde que atuará como responsável técnico, coordenando, supervisionando e garantindo sua eficácia.

A parceria também prevê a disponibilização de uniformes para os alunos e realização de festivais para fomentar e promover as práticas. Além da implantação do Núcleo de Dança para desenvolver cursos de iniciação e formação em dança, visando o desenvolvimento técnico, artístico e pedagógico na linguagem artística.

A escolha das unidades foi feita a partir de estudos de indicadores sociais e das modalidades ofertadas em cada CEU. A estimativa é atender cerca de 10 mil crianças e jovens de 06 a 17 anos.
“A parceria entre o SESI-SP e a SME representa um compromisso em promover o desenvolvimento integral e a integração social dos estudantes e da comunidade. As aulas de esporte e dança visam ampliar as atividades culturais e esportivas, proporcionando um ambiente enriquecedor durante o contraturno escolar”, declarou Jeferson Sakai, Gerente de Qualidade de Vida do SESI-SP.
Para inscrição os pais e responsáveis das crianças e adolescentes devem procurar a Secretaria de cada CEU. Confira a grade de modalidades em cada unidade:

CEU PARELHEIROS:
CEU VILA DO SOL: