Notícias

Outubro é o Mês da Alimentação

Série de eventos inspirados no Dia Mundial da Alimentação debate a segurança alimentar e o meio ambiente

Publicado em: 17/10/2016 17h10 | Atualizado em: 30/11/2020

mes_da_alimentacao_740_x_430.jpg

Todos os anos, a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) aproveita esse evento para realizar um mês inteiro de debates. A ação é baseada no Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) para celebrar o aniversário de fundação da entidade, que acontece no dia 16 de outubro.

Este ano, o tema do Mês da Alimentação é “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também” e o debate se concentrará no desafio de sustentar uma população mundial em constante crescimento causando o menor impacto ambiental possível. Segundo a FAO, mais de um terço dos alimentos que produzimos é desperdiçado e é possível reverter essa realidade por meio de mudanças nos nossos hábitos diários.

Durante este mês, a CODAE e outras instituições promoverão uma série de atividades para debater a segurança alimentar e o meio ambiente.

As ações terão início no dia 18 com a celebração do Dia Mundial da Alimentação na Faculdade de Saúde Pública da USP, com uma série de oficinas culinárias e rodas de conversa.

No dia 10, a CODAE apresentará uma oficina de culinária indiana com a chef Deepali Bavaskar no Espaço Gourmet do Mercado Municipal.

Haverá depois o Festival de Gastronomia Orgânica, nos dias 21, 22 e 23 no Parque da Água Branca, que incluirá entre suas atrações a oficina Orgânicos Enriquecidos com a Biomassa e condimentos funcionais. Com a participação de Heloísa de Freitas Valle, criadora do Projeto Pró-Banana Verde, e do chef Renato Callefi. Este evento apresentará opções de receitas que usam a biomassa de banana verde e temperos funcionais, além de discutir os benefícios dessas opções naturais na culinária. A oficina se destina principalmente a merendeiras e nutricionistas. No mesmo dia, acontecerá uma mesa redonda sobre a compra de produtos da agricultura familiar. Participarão representantes da CODAE, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Os eventos serão encerrados com o Seminário Educação Além do Prato, realizado pela CODAE no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) – Vila Maria, em 26 de outubro, que apresentará diversas oficinas, aulas magnas e palestras, além de uma feira da agricultura familiar e exposição de livros sobre alimentação.

Confira aqui mais informações sobre o Dia da Alimentação, no portal da FAO.

Acesse neste link o livro de atividades da FAO traduzido para o português.

Veja abaixo a agenda do Mês da Alimentação:

18 de outubro – Dia Mundial da Alimentação na FSP-USP

20 de outubro – Oficina de Culinária Indiana no Espaço Gourmet do Mercado Municipal

-13h – 15h
-Evento gratuito e aberto
-Mercado Municipal Paulistano (Rua da Cantareira, 306), Sé – 2º Piso – (11) 3313-3365


21, 22, 23 de Outubro – Festival de Gastronomia Orgânica

-Dia 21:
-Das 13h às 15h – Oficina Orgânicos Enriquecidos com a Biomassa
-Às 15h30 – Mesa Redonda sobre compra de alimentos da Agricultura Familiar


26 de Outubro – Seminário Educação Além do Prato – CODAE

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de vários professores sentados ao redor da mesa com seus computadores portáteis.

Formação inicial reúne novos POEDs para atuação com Tecnologias para Aprendizagem 

Publicado em: 01/04/2026 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto

Currículo da Cidade entra em fase de consulta pública

Publicado em: 01/04/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de sala de aula com estudantes sentados em suas carteiras.

Rede municipal amplia o acesso e garante matrícula sem exigência de documentos

Publicado em: 31/03/2026 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com duas imagens de bebês em atividade com livros infantis. À esquerda, uma criança pequena, vista de cima, segura um livro ilustrado aberto no chão, com desenhos coloridos dos Três Porquinhos. À direita, um grupo de bebês está reunido sobre um tapete, interagindo com outro livro ilustrado da mesma história, tocando as imagens com as mãos. As crianças aparecem em diferentes posições, explorando o material de forma coletiva. O ambiente sugere um espaço de educação infantil, com foco em atividades sensoriais e de leitura.

Releitura de Os Três Porquinhos promove descobertas no berçário do CEI Jardim Adutora

Publicado em: 31/03/2026 12h44 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Diálogos Em Rede
1 32 33 34 35 36 1.674