Notícias

O que você sabe sobre a África?

Formação ocorreu após o lançamento do livro “O que você sabe sobre a África”, síntese de obra feita pela Unesco

Publicado em: 10/10/2016 11h29 | Atualizado em: 30/11/2020
o_que_voce_sabe_sobre_a_africa_740_x_430.jpg

No dia 15 de agosto, às 9h, aconteceu no Auditório da UNICID o seminário “O que você sabe sobre a África?”. O evento, promovido por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) da cidade de São Paulo, teve o objetivo de promover a melhoria no acompanhamento do processo de implantação das ações curriculares referentes à Educação das relações étnico-raciais nas unidades da Rede Municipal de Ensino (RME).

Além de cerca de 350 educadores, participaram do evento o Prefeito Fernando Haddad, a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, e o Secretário da Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana.

O Prof. Dr. José Rivair Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos, ministrou a aula magna com o tema: “O que você sabe sobre a África?”, que abordou a história e cultura africana e afro-brasileira.

Houve apresentações artísticas dos educadores André Pereira (Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha) e Yara Barros (DRE Capela do Socorro) e de capoeiristas arte-educadores da RME.

Livro – O seminário aconteceu após o lançamento do livro “O que você sabe sobre a Africa? Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros”, lançado pela Prefeitura de São Paulo na sexta, 29 de julho.

O material é uma síntese, em menos de 100 páginas, de uma obra feita pela Unesco durante 35 anos por 350 especialistas em história do continente africano, consolidada em oito volumes chamada “História Geral da África”.

Entre os meses de outubro e novembro, 50 mil exemplares serão enviados às cerca de 1500 unidades da Rede Municipal, entre Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), onde poderão ser usados por alunos a partir dos 4 anos de idade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427