Notícias
Núcleo promove acolhimento profissionais da EJA
NAAPA desenvolve projeto de acolhimento emocional para educadores que trabalham com jovens e adultos.
Publicado em: 26/01/2021 18h58 | Atualizado em: 09/09/2022
O cenário extremo de isolamento social trouxe a necessidade de reinventar possibilidades, especialmente para os profissionais da educação, que de maneira intensiva foi solicitada a utilizar meios digitais para que o encontro professor e aluno acontecesse. Algumas questões reverberam inquietações talvez antes já vivenciadas, mas que sob esse contexto de pandemia foram potencializadas.
Os indivíduos se deparam com a necessidade de reestruturar papéis e funções, mudar a rotina, lidar com o que não está mais presente, encontrando um limite e a sensação de desamparo. Sendo assim se faz necessário, um lugar de diálogo com intenção de viabilizar estratégias comportamentais para que os professores sejam capazes de lidar melhor com o estresse e a ansiedade.
O projeto desenvolvido pela psicóloga d NAAPA, Aline, ofereceu um espaço de escuta afetiva e estimulou a auto escuta para que o professor se fortalecesse emocionalmente sendo assim possível acreditar no seu potencial de acolhimento.
Por meio da mediação em grupo, possibilitou investigação de si mesmo utilizando questionamentos e assim conceituando e contextualizando sentimentos latentes que possivelmente ocasionam períodos de ansiedade.
As ações aconteceram com atividades via aplicativo TEAMS realizada pela equipe NAAPA com mediação da psicóloga e orientação/supervisão da coordenação, por meio do uso de conceituação, realizar identificação dos sentimentos, impulsionando reconhecimento das emoções favorecendo assim a elaboração e ressignificação da atual experiência vivida.
Acolher, reconhecer e legitimar as experiências e sentimentos explanados, para que seja efetivamente praticado um diálogo empático. Expressar os sentimentos evocados pela perda é a via de elaboração, esse trabalho psicológico pode ser, inclusive, preventivo, evitando um processo patológico, promovendo assim a saúde mental.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos
Publicado em: 19/05/2026 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Projeto em escola do Jardim Ângela traz olhar atento das crianças para o território onde vivem
Publicado em: 19/05/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEUs participaram do São Paulo Innovation Week neste final de semana
Publicado em: 19/05/2026 1h38 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital
Publicado em: 19/05/2026 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Quinta do Sol promoveu concurso Miss e Mister 3ª Idade com foco no envelhecimento ativo
Publicado em: 18/05/2026 4h33 - em Diretoria Regional de Educação Penha