Notícias

Núcleo promove acolhimento profissionais da EJA

NAAPA desenvolve projeto de acolhimento emocional para educadores que trabalham com jovens e adultos.

Publicado em: 26/01/2021 18h58 | Atualizado em: 09/09/2022

foto de print de tela Reunião EJAO cenário extremo de isolamento social trouxe a necessidade de reinventar possibilidades, especialmente para os profissionais da educação, que de maneira intensiva foi solicitada a utilizar meios digitais para que o encontro professor e aluno acontecesse. Algumas questões reverberam inquietações talvez antes já vivenciadas, mas que sob esse contexto de pandemia foram potencializadas. 

 Os indivíduos se deparam com a necessidade de reestruturar papéis e funções, mudar a rotina, lidar com o que não está mais presente, encontrando um limite e a sensação de desamparo. Sendo assim se faz necessário, um lugar de diálogo com intenção de viabilizar estratégias comportamentais para que os professores sejam capazes de lidar melhor com o estresse e a ansiedade. 

 O projeto desenvolvido pela psicóloga d NAAPA, Aline, ofereceu um espaço de escuta afetiva e estimulou a auto escuta para que o professor se fortalecesse emocionalmente sendo assim possível acreditar no seu potencial de acolhimento. 

 Por meio da mediação em grupo, possibilitou investigação de si mesmo utilizando questionamentos e assim conceituando e contextualizando sentimentos latentes que possivelmente ocasionam períodos de ansiedade. 

 As ações aconteceram com atividades via aplicativo TEAMS realizada pela equipe NAAPA com mediação da psicóloga e orientação/supervisão da coordenação, por meio do uso de conceituação, realizar identificação dos sentimentos, impulsionando reconhecimento das emoções favorecendo assim a elaboração e ressignificação da atual experiência vivida. 

 Acolher, reconhecer e legitimar as experiências e sentimentos explanados, para que seja efetivamente praticado um diálogo empático. Expressar os sentimentos evocados pela perda é a via de elaboração, esse trabalho psicológico pode ser, inclusive, preventivo, evitando um processo patológico, promovendo assim a saúde mental. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

CIEJA Cambuci recebe novos participantes do programa Transcidadania

CIEJA Cambuci recebe novos participantes do programa Transcidadania

Publicado em: 11/01/2016 2h33 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa para 2016

Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa para 2016

Publicado em: 11/01/2016 12h10 - em Ensino Fundamental e Médio

Abertura da 30ª Edição do Programa “Recreio nas Férias”

Abertura da 30ª Edição do Programa “Recreio nas Férias”

Publicado em: 08/01/2016 11h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral

Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral

Publicado em: 08/01/2016 9h36 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Calendário de Atividades das unidades da Rede – 2016

Calendário de Atividades das unidades da Rede – 2016

Publicado em: 07/01/2016 1h42 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.395 1.396 1.397 1.398 1.399 1.479