Notícias

“Nosso TCA”

Vídeo mostra experiências de investigação e elaboração de projetos de intervenção social envolvendo estudantes do Ciclo Autoral

Publicado em: 29/12/2016 10h47 | Atualizado em: 04/05/2021

tca_video_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresenta o vídeo “Nosso TCA”, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e fruto de diversas experiências de investigação e elaboração dos projetos de intervenção social, os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA), envolvendo estudantes do Ciclo Autoral presentes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

As entrevistas realizadas com estudantes e docentes de diferentes regiões da cidade de São Paulo evidenciam a aprendizagem por meio da investigação e a formação de estudantes críticos e criativos. Provocam a valorização dos saberes de estudantes, familiares e comunidade e a percepção da potência dos jovens, expressa na maneira como apresentam o processo de elaboração dos projetos, das escolhas que fazem e das mudanças que identificam no percurso, assumindo responsabilidades na realidade em que vivem e transformando atitudes.

Os relatos também convidam a outras reflexões: qual a função social da escola de educação básica? Quais os espaços que são criados nos Projeto Político Pedagógico das unidades de ensino fundamental para integração dos conhecimentos relativos aos diferentes componentes curriculares? No cotidiano escolar, quais oportunidades são apresentadas aos estudantes para que expressem o que aprendem? Que lugar ocupam as diferentes linguagens nos processos educativos no ensino fundamental? Quais as possibilidades de participação, proposição e reflexão estão presentes nas experiências vivenciadas nas escolas? O que conhecemos para além dos muros da escola?

As concepções e princípios que subsidiam as reflexões sobre as infâncias, juventudes, seus territórios e seus direitos, presentes na elaboração dos Trabalhos Colaborativos de Autoria e identificados nesse vídeo, assentam-se na promoção da autoria, do protagonismo, da construção de conhecimento significativo socialmente, do reconhecimento e valorização das diferenças e do compromisso com as transformações sociais necessárias à construção de um mundo melhor para todos.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação convida para a apreciação desses momentos que trazem a importância da educação pública paulistana, da autoria docente e discente, pensada desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos e o ensino médio, e nesse vídeo, identificando estudantes ávidos pela construção de conhecimento e desejosos de serem reconhecidos e valorizados em sua autoria no processo educativo do Ensino Fundamental.

Assista abaixo ao vídeo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra estudantes sentados escrevendo em seus cadernos sobre suas mesas. Eles são alunos do curso de Recursos Humanos, do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento (CMCT).

Cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs estão com inscrições abertas

Publicado em: 22/11/2023 2h57 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Mancala Site

SME promove VI Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades

Publicado em: 21/11/2023 2h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do Centro de Educação Infantil Glória Maria com grafite colorido com o rosto da jornalista e dela com outras pessoas negras ao seu redor.

Prefeitura inaugura creche com 200 vagas no Campo Limpo em homenagem à apresentadora Glória Maria

Publicado em: 21/11/2023 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora e estudantes em momento de atividade em sala de aula.

EMEF Octávio Pereira Lopes participa de programação da Feira Literária da Norte 

Publicado em: 21/11/2023 12h13 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de um palco com um projetor grande e os dizeres Trofeu Raça Negra

Secretário Fernando Padula é homenageado com Troféu Raça Negra 2023

Publicado em: 21/11/2023 10h36 - em Secretaria Municipal de Educação

1 72 73 74 75 76 1.475