Notícias

“Nosso TCA”

Vídeo mostra experiências de investigação e elaboração de projetos de intervenção social envolvendo estudantes do Ciclo Autoral

Publicado em: 29/12/2016 10h47 | Atualizado em: 04/05/2021

tca_video_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresenta o vídeo “Nosso TCA”, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e fruto de diversas experiências de investigação e elaboração dos projetos de intervenção social, os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA), envolvendo estudantes do Ciclo Autoral presentes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

As entrevistas realizadas com estudantes e docentes de diferentes regiões da cidade de São Paulo evidenciam a aprendizagem por meio da investigação e a formação de estudantes críticos e criativos. Provocam a valorização dos saberes de estudantes, familiares e comunidade e a percepção da potência dos jovens, expressa na maneira como apresentam o processo de elaboração dos projetos, das escolhas que fazem e das mudanças que identificam no percurso, assumindo responsabilidades na realidade em que vivem e transformando atitudes.

Os relatos também convidam a outras reflexões: qual a função social da escola de educação básica? Quais os espaços que são criados nos Projeto Político Pedagógico das unidades de ensino fundamental para integração dos conhecimentos relativos aos diferentes componentes curriculares? No cotidiano escolar, quais oportunidades são apresentadas aos estudantes para que expressem o que aprendem? Que lugar ocupam as diferentes linguagens nos processos educativos no ensino fundamental? Quais as possibilidades de participação, proposição e reflexão estão presentes nas experiências vivenciadas nas escolas? O que conhecemos para além dos muros da escola?

As concepções e princípios que subsidiam as reflexões sobre as infâncias, juventudes, seus territórios e seus direitos, presentes na elaboração dos Trabalhos Colaborativos de Autoria e identificados nesse vídeo, assentam-se na promoção da autoria, do protagonismo, da construção de conhecimento significativo socialmente, do reconhecimento e valorização das diferenças e do compromisso com as transformações sociais necessárias à construção de um mundo melhor para todos.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação convida para a apreciação desses momentos que trazem a importância da educação pública paulistana, da autoria docente e discente, pensada desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos e o ensino médio, e nesse vídeo, identificando estudantes ávidos pela construção de conhecimento e desejosos de serem reconhecidos e valorizados em sua autoria no processo educativo do Ensino Fundamental.

Assista abaixo ao vídeo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Leituraço Junho Migrante (emef Rosangela Rodrigues Vieira)
Emef Presidente João Pinheiro Projeto Trabalho

Estudantes da EMEF João Pinheiro debatem trabalho e direitos trabalhistas

Publicado em: 23/06/2025 6h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Na imagem, duas crianças pequenas estão interagindo. À esquerda, uma menina deitada sorri, ela veste uma camiseta branca com o logo da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. À direita, outra criança está sentada, concentrada na leitura de um livro colorido com ilustrações de personagens animados. No canto superior esquerdo, há o logotipo da XI Jornada Pedagógica.

SME promove a sua 11ª Jornada Pedagógica para profissionais da Educação Infantil Paulistana

Publicado em: 23/06/2025 6h19 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma bola em primeiro plano e em segundo plano pessoas praticando esporte em uma quadra poliesportiva

Classificação final para Analista de Educação Física dos CEUs é divulgada

Publicado em: 23/06/2025 5h38 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fachada Ceu Barro Branco

CEU Barro Branco promove Semana da Diversidade

Publicado em: 23/06/2025 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

1 4 5 6 7 8 1.536