Notícias
NAAPA 2018: investindo na identidade do núcleo
Reunião de encerramento das atividades de 2018 promove análise das ações desenvolvidas nas 13 Diretorias Regionais
Publicado em: 27/02/2019 13h29 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 3 de dezembro de 2018, aconteceu nas dependências da UMAPAZ, no Parque do Ibirapuera, a reunião de encerramento das atividades de formação continuada das equipes do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem – NAAPA.
Os participantes celebraram as conquistas de 2018, como a implantação da planilha de registro do NAAPA que possibilita o monitoramento das atividades de apoio e acompanhamento desenvolvidas nas 13 DREs da cidade. O documento permite a análise quantitativa e dinâmica dos procedimentos desenvolvidos pelas equipes dos NAAPAs com vistas à efetivação de direitos de crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino (RME) e à promoção de melhores condições de permanência e aprendizagens dos estudantes acompanhados pelo Núcleo.
Como a única Secretaria Municipal de Educação do país a desenvolver uma política pública de atendimento ao estudante pautada pelos princípios da psicopedagogia institucional e da psicologia escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do NAAPA, durante o ano de 2018, investiu no processo de formação continuada das equipes, de modo a fortalecer a identidade do psicopedagogo institucional do NAAPA e do psicólogo escolar. Com o apoio da professora doutora Lílian Aparecida Cruz Dugnani e da doutoranda Fernanda Pereira Medeiros, foram construídos percursos de trabalho orientados pelo Currículo da Cidade, alinhando a prática dos especialistas às diretrizes de trabalho da Coordenadoria Pedagógica da SME.
Dessa forma, as atividades das equipes do NAAPA organizaram-se a partir do compromisso ético da não medicalização e da não patologização dos problemas de aprendizagem e sustentaram-se pelos princípios norteadores do Currículo da Cidade, da Educação Integral, da Equidade e da Educação Inclusiva.
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
CEU e COCEU
Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Bom de Prova
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho intensifica preparação dos estudantes para o Saeb 2025
Relacionadas
 
			
			O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil
Publicado em: 27/08/2015 11h11 - em Educação Infantil
 
			
			Assembleia para eleição de novos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar
Publicado em: 04/08/2015 11h44 - em Conselho de alimentação escolar CAE
 
			
			Aula inaugural da UAB no CEU Parque Bristol
Publicado em: 18/06/2015 5h07 - em CEU e COCEU
 
			
			Biblioteca Pedagógica Profª Alaíde Bueno Rodrigues completa 35 anos
Publicado em: 08/06/2015 9h44 - em Acervo
 
			
			UAB abre inscrições para curso de Pedagogia
Publicado em: 28/05/2015 10h09 - em Secretaria Municipal de Educação
 
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                            