Notícias

Mutirão da Diversidade na EMEI São Paulo

Projeto revitaliza muros da escola e trabalha relações étnico-raciais

Publicado em: 22/12/2015 13h18 | Atualizado em: 30/11/2020

mutirao_diversidade_740_x_430.jpg

No dia 28 de novembro, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Paulo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, realizou a última etapa do projeto Mutirão da Diversidade. O projeto foi resultado da aplicação dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que resultou na elaboração do Plano de Ação e suas metas. O projeto foi realizado de forma coletiva, com o objetivo de atender as demandas que naquele momento precisavam ser melhoradas.

No decorrer do segundo semestre, foi iniciada a articulação das demandas, integrando as necessidades de melhora do muro externo da escola, e dos aspectos pedagógicos, que apontaram a necessidade de incluir no projeto pedagógico a construção de um currículo que problematizasse as relações étnico-raciais e a quebra do silêncio sobre essa questão.

mutirao_diversidade_III_740_x_430.jpg

“Para atingir nossos objetivos e articular as duas demandas, trabalhamos com livros sobre a temática indígena, africana e técnicas de pintura de azulejos. Em um primeiro momento fizemos a sensibilização das crianças com filmes e leitura de diferentes contos africanos e indígenas e diversas técnicas de pintura. Após este processo, fizemos oficinas para pintura dos azulejos com as crianças para aplicação no muro da escola”, conta a coordenadora pedagógica Juliana dos Reis.

O primeiro mutirão ocorreu no dia 14 de novembro e contou com a participação de toda comunidade escolar (pais, crianças, professores e gestores). Além da aplicação dos azulejos das crianças no muro, foi realizada, na área interna da escola, oficina de pintura entre as crianças e suas famílias.

mutirao_diversidade_II_740_x_430.jpg

Para finalizar o projeto, foi organizado um segundo mutirão para complementar o trabalho realizado no primeiro e ampliar as mandalas que coroam e ilustram na prática o resultado do trabalho coletivo que contempla a temática das relações étnico-raciais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Zona leste ganhará mais um Território CEU

Zona leste ganhará mais um Território CEU

Publicado em: 23/02/2016 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Edital de convocação para avaliação de títulos

Edital de convocação para avaliação de títulos

Publicado em: 23/02/2016 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Penha oferece curso “Construção dos Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral”

DRE Penha oferece curso “Construção dos Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral”

Publicado em: 23/02/2016 3h47 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Abertura da Formação de Educadores do PROJOVEM Urbano

Conclua o Ensino Fundamental em 18 meses com o PROJOVEM

Publicado em: 23/02/2016 3h31 - em CEU e COCEU

Ação ”Zika Zero” agita alunos de escolas municipais

Ação ”Zika Zero” agita alunos de escolas municipais

Publicado em: 23/02/2016 12h33 - em CEU e COCEU

1 1.371 1.372 1.373 1.374 1.375 1.479