Notícias

Zona leste ganhará mais um Território CEU

Obras do Território CEU José de Anchieta fazem parte do plano de expansão da Rede CEU

Publicado em: 23/02/2016 17h52 | Atualizado em: 04/05/2021

mais_um_territorio_ceu_740_x_430.jpg

Na manhã desta terça, 23, aconteceu no bairro de Artur Alvim, região leste da cidade, o anúncio do início das obras do Território CEU José de Anchieta. O evento contou com a presença do Prefeito Fernando Haddad, do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, do Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, do Secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro, da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, do Secretário de Comunicação, Nunzio Briguglio, da Secretária Adjunta Municipal de Cultura, Maria do Rosário, e da Secretária Adjunta Municipal de Desenvolvimento Urbano, Tereza Herling.

O novo Território CEU irá funcionar na R. José Balangio, 188, onde está instalado o Centro Educacional e Esportivo (CEE) Padre José de Anchieta.

O Prefeito Fernando Haddad chamou a atenção para o fato do desenvolvimento do território onde se localizará o novo Centro Educacional Unificado ser conduzido de forma a homogeneizar as oportunidades de educação, de esporte e de saúde. O Território CEU incentiva o uso mais intensivo dos espaços públicos da região, ao integrar diversos equipamentos públicos e as ruas do entorno. Serão no total 51,4 mil metros quadrados de paisagismo interligando quatro escolas da rede municipal e a Unidade Básica de Saúde José de Anchieta.

O novo CEU terá dois blocos: o cultural e educacional, com cinco pavimentos, e o esportivo, com três pavimentos. Haverá piscinas externas para adultos e para crianças e também uma piscina semiolímpica coberta e aquecida. O campo receberá grama sintética e terá novos vestiários. O projeto prevê ainda quadras poliesportivas e salas para atividades.

O complexo ainda contará com cinema, teatro e um Centro Municipal de Educação Infantil Integrada (CEMEI) com capacidade para atender 508 alunos entre 0 e 5 anos e 11 meses.

“Aqui terá uma universidade de graça, como já está acontecendo com os outros CEUs, com cursos de engenharia, de pedagogia, de enfermagem, na área de tecnologia e licenciaturas. Tudo isso para que a educação possa fazer o seu papel fundamental que é ajudar as pessoas a se desenvolverem da melhor maneira possível”, disse o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita. “Aqui vai ser um celeiro de campeões. Campeões no esporte e campeões na vida”, concluiu.

Plano de expansão da rede CEU – Está em andamento na capital a primeira fase do plano de expansão da rede CEU, na qual serão investidos R$ 314 milhões. Nesta etapa, serão construídas oito unidades, com média de área de 11.500 metros quadrados cada uma. Os novos equipamentos serão instalados na Freguesia do Ó e no Novo Mundo, na zona norte, e no Carrão/Tatuapé, no José de Anchieta, no José Bonifácio/São Pedro, no Parque do Carmo, em São Miguel Paulista e na Vila Prudente, na zona leste.

Estão em processo de licitação mais seis Territórios CEU, localizados no Campo Limpo e no Grajaú, na zona sul, em Pirituba/ Jaraguá e Jaçanã/ Tremembé, na zona norte, e em Cidade Tiradentes, na zona leste. Cada um receberá investimentos de cerca de R$ 50 milhões. Estão planejadas mais três fases de obras, que totalizarão 21 novos Centros Educacionais Unificados na cidade.

Atualmente, São Paulo conta com 46 CEUs, todos equipados com quadras poliesportivas, playground, teatro, piscinas, bibliotecas, área de informática e espaços para oficinas. A expansão integra a meta 16 do Programa de Metas 2013-2016.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
Ilustração com retrato de Marina Colasant

Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 12/08/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner de divulgação do V Seminário Agosto Indígena - 2022 - Indígenas na cidade, São Paulo Terra Indígena. Fotografia estilizada de crianças indígenas brincando em uma árvore. Ao fundo, imagem estilizada de pontos turísticos da cidade de São Paulo.

SME promove seminário ‘Agosto Indígena’ no Theatro Municipal de SP nesta segunda (15)

Publicado em: 11/08/2022 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro estudantes estão sentadas em suas carteiras, há um livro na frente deles. Uma menina aparece à frente da fotografia, os outros estão desfocados mais ao fundo.

Dia do Estudante: Veja sete curiosidades da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/08/2022 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.262