Notícias

Mutirão da Diversidade na EMEI São Paulo

Projeto revitaliza muros da escola e trabalha relações étnico-raciais

Publicado em: 22/12/2015 13h18 | Atualizado em: 30/11/2020

mutirao_diversidade_740_x_430.jpg

No dia 28 de novembro, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Paulo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, realizou a última etapa do projeto Mutirão da Diversidade. O projeto foi resultado da aplicação dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que resultou na elaboração do Plano de Ação e suas metas. O projeto foi realizado de forma coletiva, com o objetivo de atender as demandas que naquele momento precisavam ser melhoradas.

No decorrer do segundo semestre, foi iniciada a articulação das demandas, integrando as necessidades de melhora do muro externo da escola, e dos aspectos pedagógicos, que apontaram a necessidade de incluir no projeto pedagógico a construção de um currículo que problematizasse as relações étnico-raciais e a quebra do silêncio sobre essa questão.

mutirao_diversidade_III_740_x_430.jpg

“Para atingir nossos objetivos e articular as duas demandas, trabalhamos com livros sobre a temática indígena, africana e técnicas de pintura de azulejos. Em um primeiro momento fizemos a sensibilização das crianças com filmes e leitura de diferentes contos africanos e indígenas e diversas técnicas de pintura. Após este processo, fizemos oficinas para pintura dos azulejos com as crianças para aplicação no muro da escola”, conta a coordenadora pedagógica Juliana dos Reis.

O primeiro mutirão ocorreu no dia 14 de novembro e contou com a participação de toda comunidade escolar (pais, crianças, professores e gestores). Além da aplicação dos azulejos das crianças no muro, foi realizada, na área interna da escola, oficina de pintura entre as crianças e suas famílias.

mutirao_diversidade_II_740_x_430.jpg

Para finalizar o projeto, foi organizado um segundo mutirão para complementar o trabalho realizado no primeiro e ampliar as mandalas que coroam e ilustram na prática o resultado do trabalho coletivo que contempla a temática das relações étnico-raciais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imprensas Jovem da DRE Campo Limpo vão à 24ª Bienal do Livro de São Paulo

Imprensas Jovem da DRE Campo Limpo vão à 24ª Bienal do Livro de São Paulo

Publicado em: 02/12/2016 2h09 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

SME testa projeto de pesquisa para aplicação de avaliação em formato informatizado

SME testa projeto de pesquisa para aplicação de avaliação em formato informatizado

Publicado em: 02/12/2016 12h07 - em Ensino Fundamental e Médio

EMEI Ítalo Bettarello desenvolve Projetos Sociais

EMEI Ítalo Bettarello desenvolve Projetos Sociais

Publicado em: 02/12/2016 11h55 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Escolas da DRE Santo Amaro comemoram sucesso de seus Parques Sonoros

Escolas da DRE Santo Amaro comemoram sucesso de seus Parques Sonoros

Publicado em: 01/12/2016 7h53 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora

Publicado em: 01/12/2016 5h58 - em São Paulo Integral

1 1.089 1.090 1.091 1.092 1.093 1.465